Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6908

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, FUNARBE, MEC, Outros, UFV
Primeiro autor Wylly Thiengo Côgo
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Flávia Cardoso Neves, Thairine Mendes Pereira
Título O impacto das mídias sociais na divulgação de projetos da Rede CsF em um mundo ultraconectado
Resumo A atuação do Núcleo Viçosa da Rede CsF na cidade de Viçosa trouxe uma nova experiência de projeto. A Rede CsF é uma ONG formada por alunos que realizaram mobilidade acadêmica em diversos lugares pelo mundo e voltaram motivados a transformar não só o espaço ao seu redor, mas também mudar o Brasil. Em Viçosa, estamos desenvolvendo projetos sociais que conectam comunidade acadêmica e local, intercambiando saberes e tentando manter uma plataforma de desenvolvimento dos pilares Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Qualquer intervenção precisa ser intencional e adequada à realidade local. Para isto, estamos trabalhando com a nossa comunidade e isso está contribuindo para a mudança de paradigmas e inovação de ideias. Conhecer as particularidades, a vivência e anseios de cada indivíduo foi o primeiro passo para despertar neste indivíduo o interesse pelo que temos a oferecer. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi promover as ações do Núcleo Viçosa, no espaço universitário e fora da universidade, utilizando uma linguagem compreendida pelo nosso público alvo: as mídias sociais. Os resultados de um projeto desta magnitude precisam ser divulgados de maneira ampla para que todo conhecimento seja compartilhado e inspire novas ações. Fortalecendo a parceria com a Diretoria de Relações Internacionais da UFV, criamos uma página de acesso no site da Universidade. A cada dia, as pessoas utilizam mais as mídias digitais na comunicação e para estabelecer relações interpessoais. Neste uso constante de imagens, vídeos e cliques, as informações se espalham progressivamente e chegam a uma quantidade de pessoas considerável em questão de segundos. Nós constatamos que às 12h e 20h o fluxo de informações é mais intenso. Nesses horários, o número de acesso em páginas como Facebook, Youtube e Instagram é substancialmente maior. Utilizando estas ferramentas, é possível promover as ações do grupo e torná-lo conhecido em questão de pouco tempo. A partir disso, a Divisão de Tecnologia no Núcleo Viçosa propôs o vídeo de divulgação do Núcleo e a identidade visual dos projetos, que foram editados e divulgados extensivamente em todas as mídias citadas. Além disso, surgiu uma edição do programa de entrevistas para a UFV, responsável por divulgar as experiências de ex-intercambistas que tiveram destaque durante sua estadia no exterior. Essas estratégias foram aliadas para promover os projetos e torná-los mais populares em âmbito local e nacional. O perfil do público atingido incluiu alunos e professores da educação básica, universitários, professores da universidade e comunidade local. A partir da repercussão das ações da Divisão de Tecnologia, percebemos a importância de uma equipe que perceba o ambiente no qual está inserido, vise entender a relação do indivíduo com as redes sociais e a interrelação pessoal dentro e fora da Universidade. Tal visibilidade é o primeiro passo para o reconhecimento, fortalecimento da Organização e porta para novas parcerias e financiamentos.
Palavras-chave Tecnologia, mídias, Rede CsF
Forma de apresentação..... Painel
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