Resumo |
A atuação do Núcleo Viçosa da Rede CsF na cidade de Viçosa trouxe uma nova experiência de projeto. A Rede CsF é uma ONG formada por alunos que realizaram mobilidade acadêmica em diversos lugares pelo mundo e voltaram motivados a transformar não só o espaço ao seu redor, mas também mudar o Brasil. Em Viçosa, estamos desenvolvendo projetos sociais que conectam comunidade acadêmica e local, intercambiando saberes e tentando manter uma plataforma de desenvolvimento dos pilares Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Qualquer intervenção precisa ser intencional e adequada à realidade local. Para isto, estamos trabalhando com a nossa comunidade e isso está contribuindo para a mudança de paradigmas e inovação de ideias. Conhecer as particularidades, a vivência e anseios de cada indivíduo foi o primeiro passo para despertar neste indivíduo o interesse pelo que temos a oferecer. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi promover as ações do Núcleo Viçosa, no espaço universitário e fora da universidade, utilizando uma linguagem compreendida pelo nosso público alvo: as mídias sociais. Os resultados de um projeto desta magnitude precisam ser divulgados de maneira ampla para que todo conhecimento seja compartilhado e inspire novas ações. Fortalecendo a parceria com a Diretoria de Relações Internacionais da UFV, criamos uma página de acesso no site da Universidade. A cada dia, as pessoas utilizam mais as mídias digitais na comunicação e para estabelecer relações interpessoais. Neste uso constante de imagens, vídeos e cliques, as informações se espalham progressivamente e chegam a uma quantidade de pessoas considerável em questão de segundos. Nós constatamos que às 12h e 20h o fluxo de informações é mais intenso. Nesses horários, o número de acesso em páginas como Facebook, Youtube e Instagram é substancialmente maior. Utilizando estas ferramentas, é possível promover as ações do grupo e torná-lo conhecido em questão de pouco tempo. A partir disso, a Divisão de Tecnologia no Núcleo Viçosa propôs o vídeo de divulgação do Núcleo e a identidade visual dos projetos, que foram editados e divulgados extensivamente em todas as mídias citadas. Além disso, surgiu uma edição do programa de entrevistas para a UFV, responsável por divulgar as experiências de ex-intercambistas que tiveram destaque durante sua estadia no exterior. Essas estratégias foram aliadas para promover os projetos e torná-los mais populares em âmbito local e nacional. O perfil do público atingido incluiu alunos e professores da educação básica, universitários, professores da universidade e comunidade local. A partir da repercussão das ações da Divisão de Tecnologia, percebemos a importância de uma equipe que perceba o ambiente no qual está inserido, vise entender a relação do indivíduo com as redes sociais e a interrelação pessoal dentro e fora da Universidade. Tal visibilidade é o primeiro passo para o reconhecimento, fortalecimento da Organização e porta para novas parcerias e financiamentos. |