Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6895

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor KAIRO ALESSANDRO SILVA MARIANO
Orientador ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO
Outros membros MIKAELA SANTOS MASCARENHAS
Título Uso de Embalagens de Leites Fermentados (Materiais Recicláveis) no Estudo e Compreensão do Fenômeno de Hibridação das Ligações Químicas
Resumo Visando transmitir conhecimento, docentes e pedagogos buscam as formas que alcançam com maior satisfação essa finalidade. O objetivo de conduzir alguém ao entendimento a respeito de um assunto exibe possibilidades, sendo os caminhos, espaço de inovação e próprio para o uso da criatividade. Portanto, com intuito de ensinar temáticas da área de conhecimento da química e objetivando otimizar o aprendizado, foram estudados e elaborados artifícios auxiliares e de forma acessível para se lecionar. Em um caso mais específico, no estudo de ligações químicas - relações entre átomos – podemos reparar várias didáticas. Todavia, na maioria delas, notamos a exigência de excessiva abstração por parte do discente, visto que a subjetividade ou infidelidade de certos modelos utilizados nas escolas prejudicam o entendimento do fenômeno como é de fato, e dessa forma auxiliam de forma limitada nas aulas. As ligações químicas existentes entre os átomos variam de acordo com os elementos que interagem, e algumas ligações apresentam hibridações em seus orbitais ligantes, e isto, no Ensino Médio é matéria de estudo principalmente da química orgânica, e é quando os alunos se deparam com um fato que pode exigir maior esforço para a compreensão. Para otimizar o estudo e a compreensão do fenômeno de hibridação das ligações químicas, elaborou-se um modelo que abarca de forma satisfatória e que se aproxima da realidade físico-estrutural das ligações invisíveis, esse modelo consiste em átomos com orbitais representados por potinhos de plástico -que são embalagens de leites fermentados (materiais recicláveis) – e os átomos (formas de plástico) podem ser conectados e representar as ligações sigma (σ) que ocorrem entre orbitais ( de hibridação – sp, sp2, sp3) e/ou as ligações pi (π) presentes entre orbitais “ P – puro”. O estudo da hibridação dos orbitais nas ligações químicas covalentes dos átomos de carbono exige uma visualização tridimensional das moléculas químicas. Com esse modelo lúdico essa exigência é observada e simulação da estrutura da ligação química simples (hibridação sp3), dupla (hibridação sp2) e tripla (hibridação sp) do átomo de carbono pode ser alcançada. O material foi utilizado nos estudos dos alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação COLUNI-UFV. Ao mesmo tempo, vale notar o caráter sustentável do material desenvolvido, uma vez que são utilizadas embalagens previamente destinadas ao descarte, isto é, promove a reutilização das mesmas. Assim, o ensino da química nas escolas a partir de instrumentos lúdicos, associado a responsabilidade socioambiental da reciclagem, evidencia o modo que ambas as preocupações podem ser satisfeitas simultaneamente. Sob essa ótica, é possível que, através da pesquisa desenvolvida com os materiais alternativos, o aluno seja capaz de participar de forma mais interativa das aulas e ainda desenvolver noções de sustentabilidade e bioética, ao notar a tendência atual de reutilização de objetos.
Palavras-chave Hibridação, Modelo, Química
Forma de apresentação..... Painel
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