Resumo |
Visando transmitir conhecimento, docentes e pedagogos buscam as formas que alcançam com maior satisfação essa finalidade. O objetivo de conduzir alguém ao entendimento a respeito de um assunto exibe possibilidades, sendo os caminhos, espaço de inovação e próprio para o uso da criatividade. Portanto, com intuito de ensinar temáticas da área de conhecimento da química e objetivando otimizar o aprendizado, foram estudados e elaborados artifícios auxiliares e de forma acessível para se lecionar. Em um caso mais específico, no estudo de ligações químicas - relações entre átomos – podemos reparar várias didáticas. Todavia, na maioria delas, notamos a exigência de excessiva abstração por parte do discente, visto que a subjetividade ou infidelidade de certos modelos utilizados nas escolas prejudicam o entendimento do fenômeno como é de fato, e dessa forma auxiliam de forma limitada nas aulas. As ligações químicas existentes entre os átomos variam de acordo com os elementos que interagem, e algumas ligações apresentam hibridações em seus orbitais ligantes, e isto, no Ensino Médio é matéria de estudo principalmente da química orgânica, e é quando os alunos se deparam com um fato que pode exigir maior esforço para a compreensão. Para otimizar o estudo e a compreensão do fenômeno de hibridação das ligações químicas, elaborou-se um modelo que abarca de forma satisfatória e que se aproxima da realidade físico-estrutural das ligações invisíveis, esse modelo consiste em átomos com orbitais representados por potinhos de plástico -que são embalagens de leites fermentados (materiais recicláveis) – e os átomos (formas de plástico) podem ser conectados e representar as ligações sigma (σ) que ocorrem entre orbitais ( de hibridação – sp, sp2, sp3) e/ou as ligações pi (π) presentes entre orbitais “ P – puro”. O estudo da hibridação dos orbitais nas ligações químicas covalentes dos átomos de carbono exige uma visualização tridimensional das moléculas químicas. Com esse modelo lúdico essa exigência é observada e simulação da estrutura da ligação química simples (hibridação sp3), dupla (hibridação sp2) e tripla (hibridação sp) do átomo de carbono pode ser alcançada. O material foi utilizado nos estudos dos alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação COLUNI-UFV. Ao mesmo tempo, vale notar o caráter sustentável do material desenvolvido, uma vez que são utilizadas embalagens previamente destinadas ao descarte, isto é, promove a reutilização das mesmas. Assim, o ensino da química nas escolas a partir de instrumentos lúdicos, associado a responsabilidade socioambiental da reciclagem, evidencia o modo que ambas as preocupações podem ser satisfeitas simultaneamente. Sob essa ótica, é possível que, através da pesquisa desenvolvida com os materiais alternativos, o aluno seja capaz de participar de forma mais interativa das aulas e ainda desenvolver noções de sustentabilidade e bioética, ao notar a tendência atual de reutilização de objetos. |