Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6863

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão de pessoas e cultura organizacional
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Karina Fialho Machado
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Willians Guilherme dos Santos
Título O trabalho da Divisão de Pessoas do Núcleo Rede CsF – Viçosa : uma equipe de sucesso
Resumo Introdução:Um dos principais componentes decisivos na produtividade e sucesso de quaisquer organizações são as pessoas que integram a mesma. Não apenas pessoas que possuam competências específicas e compromisso com os valores e objetivos da organização, mas que também sejam atribuídas a cargos dispostos em uma pertinente estrutura organizacional. Criada em 2015, o Núcleo Rede CsF – Viçosa, que se configura como um programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa, apresentou desafios em selecionar, alocar e fazer com que se mantenham na organização pessoas interessadas em contribuir voluntariamente com o maior objetivo do programa: ajudar a transformar o Brasil.
Objetivo: Apresentar o processo de estruturação e trabalho desenvolvido pela Divisão de Pessoas do Núcleo Rede CsF -Viçosa.
Descrição das atividades: A DP do Núcleo Viçosa se articula com outras 5 divisões: Divisão de Coordenação, Divisão de Divulgação e Eventos, Divisão Financeira e Logística, Divisão de Tecnologia e Divisão de Projetos. Atualmente conta com 4 integrantes, os quais são responsáveis por elaborar e promover os processos seletivos para ingresso de novos membros; treinar e capacitar os novos membros para efetivação no Núcleo Viçosa, em conjunto com os demais coordenadores; avaliar o desempenho dos membros, bem como os atos por estes praticados, aplicando, quando cabíveis, advertências e punições; coordenar a aplicação de técnicas motivacionais aos membros; avaliar as necessidades de capacitação dos membros, buscando supri-las quando possível, através do oferecimento de cursos, palestras, workshops,entre outros; manter banco de dados atualizado com os dados cadastrais de membros; emitir termos de voluntariado e desligamento dos membros; organizar o sistema de comunicação interna e zelar e manter os arquivos que armazenam o histórico do núcleo.
Resultados: O Núcleo Viçosa atualmente conta com 43 membros, entre discentes, docentes e técnicos-administrativos da UFV. Este expressivo número se dá pela divulgação realizada acerca do processo seletivo, abrangendo não só ex-bolsistas de programas de intercâmbio institucional, que era a proposta inicial, mas toda a comunidade discente. Um dos principais desafios enfrentados até hoje foi o percentual expressivo de evasão de membros em um primeiro momento e o controle de entrada e saída dos mesmos. Uma das soluções encontradas foi a criação do processo seletivo com uma análise mais criteriosa de escolha e alocação de membros. Somou-se a isso a elaboração do regimento interno do núcleo visando a formalização da sua operação, missão e valores, abrangendo um sistema de penalidades afim de se garantir que membros antigos e novos mantivessem uma postura de maior seriedade frente suas obrigações e deveres perante o núcleo.
Conclusão: Baseando-se no sucesso obtido pela execução dos projetos do Núcleo Viçosa no decorrer de seu primeiro semestre de execução ativa, as medidas para o gerenciamento dos membros têm-se mostrado eficiente.
Palavras-chave Rede CsF, Extensão Universitária, Organização Não Governamental
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,57 segundos.