Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6857

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Literatura comparada
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Alan Medeiros Casteluber
Orientador GRACIA REGINA GONCALVES
Título Subjetividades em trânsito: o sujeito na contemporaneidade em "The Swimmer", de John Cheever, e Cosmópolis, de Don DeLillo
Resumo Numa cenário em que o materialismo e o consumismo configuram-se como o estilo de vida dominante, e preocupações referentes ao acúmulo de capital, e à projeção da própria imagem levam as pessoas à alienação, tanto tanto do ponto de vista do afastamento uns dos outros, quanto ao estranhamento de si mesmos, valores gradativamente perdem espaço, instaurando-se uma visão do caótica da realidade. Este estudo, parte da dissertação defendida pelo autor sobre o mesmo tema, propõe-se a desenvolver uma análise comparativa entre duas obras de autores estadunidenses, o conto, “The Swimmer” (1964), de John Cheever, e o romance Cosmópolis (2003),do contemporâneo Don Delillo. Ambos os trabalhos, ambientados em Nova York, tratam de narrativas sobre a vida da metrópole, respectivamente, nos anos dourados do pós guerra sessenta, e no burburinho de Wall Street nos tempos atuais, nos quais se evidencia esta perda de valores interpessoais e morais da sociedade americana. Cheever e Delillo aproximam-se em termos de veio crítico e de um recurso especialmente utilizado no desenvolvimento de suas tramas: o deslocamento espacial constante de seus protagonistas,em paralelo ao seu desvario psicológico, invariavelmente em busca de uma auto-realização sempre adiada, porque nunca bem definida para si mesmos.
Em “The Swimmer”, o autor coloca a personagem Neddy Merril, num contexto alegórico, quase surreal, ociosamente transitando pelos diversos grupos familiares de seu condomínio, os quais, assim como ele, desperdiçando seu tempo sem nenhum sentido concreto; já, o jovem homem de negócios, Eric Parker, de DeLillo, numa rotina peculiar, leva sua vida de especulador da bolsa de valores, passando seu dia quase exclusivamente dentro de sua limusine, em meio a desastrosas transações bancárias. É nosso objetivo explorar o universo de convívio de Merryl e Parker, e suas trajetórias que os levam a falência econômica e social. Para a análise desta perda ideológica da subjetividade, contamos com estudos de Catherine Belsey, no que tange, em especial, à deterioração dos respectivos contextos em que se inserem os protagonistas, com reflexões no campo da geografia humana e filosofia de David Harvey e Guy Debord, além de Thomas Burns, dentre os autores da fortuna crítica literária existente, formalizando um arcabouço de abordagem teórica pertinente a tal proposta. Como resultado, chegou-se ao caráter de fluidez que exprime a formação do sujeito atual, não passível de enquadramentos, e a aceitação do desta como parâmetro na tentativa de compreensão da sociedade em que vivemos.
Palavras-chave Subjetividade, Pós-modernismo, Alienação
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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