Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6851

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Tatiane Angelica de Souza
Orientador ROBERTO PRECCI LOPES
Outros membros Marlon Gomes Dias, Wilson Jose de Araujo
Título Aprendizagem por problemas no ensino da engenharia
Resumo Tornar o ensino de engenharia dentro da sala de aula uma atividade prazerosa e atrativa é um desafio para muitos professores. Prender a atenção dos alunos com quadro e giz não é tarefa tão fácil como no passado, diante dos modernos dispositivos de informação hoje disponíveis que compete com a atenção dos alunos em sala de aula. A busca por novas formas de ensinar e aprender é uma necessidade que se apresenta em face do avanço da tecnologia e a modernização da sociedade, principalmente nas áreas de informação/comunicação. A Aprendizagem por Problemas apresenta uma nova abordagem de ensino que foi desenvolvida na Universidade de McMaster no Canadá. Mundialmente conhecida como PBL (Problem Basead in Learning), esse método consiste em construir o aprendizado a partir de problemas previamente elaborados. Na UFV, o método foi aplicado às seguintes disciplinas que constam na grade dos cursos de engenharia: Termodinâmica (ENG 272), Fenômenos de Transporte (ENG 275) e Mecânica dos Fluidos (ENG 271). A iniciativa desse estudo teve como fundamento a necessidade de aproximar os estudantes da realidade da vida profissional e ressaltar a importância do aprender por meio da busca de conhecimentos e trabalho em equipe. A metodologia aplicada no desenvolvimento desse estudo, baseou-se na elaboração de problemas que simulavam situações reais e que abordavam os conteúdos das respectivas disciplinas. Grupos constituídos por estudantes de cursos distintos foram formados, cada grupo recebendo um problema. Com a proposta de trabalho em mãos, os alunos buscaram meios para resolver a situação-problema. Cabia ao professor na sua função de tutor, orientar os estudantes sobre os aspectos teóricos necessários para a compreensão e solução do problema e acompanhar o desenvolvimento, isto é, a aprendizagem dos estudantes por meio de discussões. Ao final da pesquisa montou-se uma roda de discussão com todos os grupos, para que cada grupo apresentasse sua solução para o problema. Nessa dinâmica foi possível evidenciar diferentes propostas de solução para um mesmo problema. A avaliação do método pelos estudantes e pelo professor mostrou-se satisfatória, sendo considerada pelos estudantes como uma forma mais dinâmica e atrativa do que as tradicionais aulas expositivas. No entanto, notou-se que existe algumas limitações na aplicação desse método, como a demanda por maior tempo de estudo e maior dedicação tanto do professor para elaborar problemas pertinentes e dar suporte as duvidas dos alunos, quanto do aluno em buscar informações e conteúdos que auxiliasse na condução do trabalho.
Palavras-chave Ensino, Engenharia, Problemas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.