Resumo |
Na cultura da banana, o pseudocaule é um dos resíduos gerados quando da colheita do cacho da bananeira e, portanto, deverá ser cortado e picado para ser incorporado pelo solo. Todavia, o pseudocaule pode ser utilizado como matéria prima para produção de produtos de alto valor agregado, considerando a riqueza na sua composição química, incluindo o material constituído de fibras lignocelulósicas. Dessa forma, o pseudocaule da bananeira que não é aproveitado, pode ser revertido em renda através da produção de papel artesanal, sendo este valorizado no mercado dado a sua estética peculiar e atrativa. Deste modo, a motivação para o desenvolvimento deste projeto se baseia, especialmente, nesta questão pois, dentre outras vantagens, o pseudocaule se apresenta abundante no meio rural; não é aproveitado como alimento e, ou, afins do seu processamento, e apresenta baixo custo de produção e elevado aproveitamento na fabricação do papel; possibilita um rápido retorno, pois o investimento é baixo; além de repassar aos bolsistas do projeto um conhecimento técnico sobre o processo e, prepará-los para uma realidade em que a educação absorvida no meio acadêmico seja revertida para o bem da sociedade. Além disso, a proposta do projeto em si aborda a coleta e o processamento da matéria-prima até a etapa de purificação da fibra obtida e da confecção de peças, instruindo de forma mais clara possível. Outro aspecto importante o projeto é a qualificação das comunidades de Viçosa e região, possibilitando um ganho extra na renda mensal com o intuito da melhoria da qualidade de vida. O projeto encaminha-se para a reta final, sendo 2016 o último ano em que o projeto irá ser oferecido da maneira que vem sendo trabalhado desde 2014. Até o momento, oito comunidades já foram atendidas com as oficinas, foram feitas duas exposições na praça da matriz da cidade de Viçosa, entrevistas em rádio e reportagens para jornais locais e site da UFV. Ainda, este projeto é um dos cursos ministrados na Semana do Fazendeiro. Como atividades já desenvolvidas em 2016, podem ser citadas: revisão de todo o material pedagógico e dos questionários diagnóstico e feedback a partir das sugestões de anos anteriores, foram feitas divulgação do projeto para captação de comunidades, destas, quatro comunidades enviaram carta de interesse para receber o projeto com oficinas em andamento. Ainda este ano, o projeto participou da 87ª Semana do Fazendeiro na forma de minicurso e na forma de exposição de peças desenvolvidas nas comunidades. Para atividades complementares, estão previstos a confecção de um relatório todas as atividades executadas ao longo de 2016. Ademais, em cada oficina do referido projeto, uma peça é produzida, envolvendo todos os participantes e estreitando o vínculo entre a universidade e a sociedade. |