Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6821

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Carolina de Almeida Braga
Orientador FREDERICO AUGUSTO RIBEIRO DE BARROS
Outros membros RITA DE CASSIA SUPERBI DE SOUSA, Tainah Lanzieri de Souza
Título A Engenharia de Alimentos no Ensino Médio
Resumo Uma das dificuldades dos professores no Ensino Médio é conseguir promover um ensino que relacione a teoria com a prática. Assim, uma maneira de aumentar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pela química é o desenvolvimento de atividades em sala de aula que deem subsídios para o estabelecimento de uma contextualização do conhecimento teórico. Dessa forma, o projeto tem como objetivo principal relacionar a teoria com a prática, por meio de palestras dinâmicas que envolvem teoria com demonstrações e práticas baseadas nas aplicações e curiosidades do curso de Engenharia de Alimentos, para aprimoramento da aprendizagem no ensino da química de alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Viçosa (MG). As principais atividades desenvolvidas para alcançar o objetivo em questão, distribuem-se, desde o planejamento de visitas às escolas e criação de conteúdo para as palestras, até a realização das apresentações para os alunos do 3o ano das escolas participantes do projeto. O material utilizado nas palestras foi criado com base na leitura de artigos acadêmicos e livros, tanto de química de alimentos, quanto de livros educacionais que permitissem um aprimoramento da didática durante as apresentações. As palestras foram realizadas nas escolas E. E. Effie Rolfs, E.E. Alice Loureiro e Colégio Equipe de Viçosa (MG). Junto à todas as palestras também foi realizado o preenchimento de dois questionários, um anterior e outro posterior à execução das palestras, com a finalidade de avaliar o projeto. Através da análise das respostas foi possível observar que, antes da palestra, o conhecimento e o interesse sobre a química era baixo e após a palestra, percebemos uma melhor assimilação do conteúdo apresentado, o que gerou um maior interesse no assunto e até mesmo em cursar Engenharia de Alimentos. Assim, ficou evidente que conseguimos agregar conhecimento novo aos alunos do 3o ano das escolas e conseguimos incentivá-los, através do interesse e conhecimento sobre a Universidade e o curso de Engenharia de Alimentos, a se dedicarem ainda mais ao vestibular e aprenderem mais sobre a química.
Palavras-chave Engenharia de Alimentos, Ensino Médio, Educação
Forma de apresentação..... Oral
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