Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6804

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Matheus Henrique Sobral Silva
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Consuelo de Castro Teixeira, Jean Coutinho Oder, Milena Fernandes Chagas, Wyllianne Alves de Castro
Título Construções sociais e a quebra de tabus: o desenvolvimento de um projeto sobre sexualidade
Resumo Dialogar sobre sexo e sexualidade no contexto escolar é ainda delicado frente às inúmeras condições impostas, socialmente. A abordagem desta temática tem se configurado, para o professor, como um grande desafio. Diante dessa realidade e da ocorrência de compartilhamento de conteúdo sexual impróprio por meio de dispositivos eletrônicos, acompanhado de denúncias de assédio, envolvendo alunos da escola, na qual atuamos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), foi realizado o projeto ‘Sexualidade e adolescência: construção social e quebra de tabus’. O projeto teve por objetivo trabalhar o tema sexualidade de forma crítica e consciente de modo a sensibilizar os alunos para uma visão holística a respeito do tema, capacitando-os a lidar com as questões sexuais, com naturalidade e a posicionar-se, ativamente, a respeito dos muitos desafios relacionados ao tema. O mesmo foi desenvolvido por meio da realização de quatro oficinas com os alunos das três turmas do 8° ano do Ensino Fundamental. Foram utilizadas metodologias e recursos simples, porém diferenciados das aulas tradicionais, das quais os alunos já estavam acostumados. As oficinas foram desenvolvidas de modo a promover a aproximação e a integração dos alunos entre eles e conosco, construir laços de confiança, esclarecer dúvidas, desmistificar tabus e desenvolver diálogos para tratar o tema com naturalidade. Alguns temas específicos trabalhados foram: DST’s, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, gênero, respeito à diversidade e curiosidades. O resultado do projeto foi positivo e engrandecedor, visto que o trabalho realizado promoveu maturidade e mudanças de ações por parte dos alunos como a melhora significativa nas relações entre eles e com os bolsitas, o aumento do interesse pelas aulas e a abertura ao diálogo. Porém, vivenciamos uma enorme dificuldade em tratar do tema, talvez pelo pouco preparo recebido até então, e também pela nossa própria vivência como ex-estudantes da Educação Básica, quando não tivemos a oportunidade de dialogar sobre sexualidade. Mesmo com as adversidades encontradas, não temos dúvidas da necessidade e importância de se trabalhar o tema, pois além de essencial, a temática desperta curiosidade e indagações que, quando bem correspondidas, agregam conhecimento e posicionamento crítico e responsável. Para nós, futuros professores de Ciências e Biologia, a oportunidade de realização desse projeto foi de suma importância, pois pudemos desenvolver atividades diferenciadas e enriquecedoras que muito contribuíram para a nossa formação inicial. A experiência também foi importante para que os próximos trabalhos sejam realizados com maior segurança, qualidade, conhecimento e ludicidade, sem receio, medo ou constrangimento. Por meio dessa experiência, fica ainda mais evidente para nós, bolsistas de iniciação à docência, supervisora e coordenadora de área, a importância do PIBID e a continuidade dele nas universidades brasileiras.
Palavras-chave Sexualidade, Formação Inicial, PIBID.
Forma de apresentação..... Oral
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