Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6802

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de São João Del Rei
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Fluidos e fenômenos de transporte
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Willian de Oliveira Maia
Orientador Emmanuel Kennedy da Costa Teixeira
Outros membros Leonardo Felipe dos Santos
Título Desenvolvimento de um sistema hidráulico reduzido para auxílio nas aulas práticas de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos
Resumo O modelo tradicional de educação, no qual o professor apenas repassa o seu conhecimento aos alunos, sem que esses possam se expressar, refletir e/ou questionar é cada vez mais criticado no meio educacional, principalmente observando-se que na atualidade a informação e a tecnologia são facilmente acessadas e obtidas pela internet ou pelos meios de comunicação em massa, fazendo com que o modelo convencional seja ultrapassado e gere desinteresse. Neste contexto, novas ferramentas de ensino devem ser utilizadas, de forma a estimular os discentes, levando-os a busca de soluções de problemas do cotidiano. Pelo posto, visou-se por este trabalho a construção de um aparato (sistema hidráulica reduzido) para implementação de novas aulas práticas nas disciplinas Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Alto Paraopeba. Buscou-se a construção deste sistema hidráulico reduzido, com a finalidade de dispor de mais opções para atividades em aula prática e/ou em atividades extras curriculares para discentes que eventualmente queiram usufruir o que se pode aprender com o aparato. Na construção do equipamento, procurou-se executá-lo de forma a recircular toda água utilizada nos experimentos e desenvolvê-lo para que o maior número possível de experimentos pudessem ser realizados. Para sua confecção, utilizaram-se peças tubulares de acrílico, com diâmetro interno de 15,6 mm, e peças especiais de PVC de ½”. Como reservatórios, utilizaram-se barriletes de 20,0 L. Os experimentos possíveis exigem certos cuidados quanto à manobra dos registros utilizados. O sistema hidráulico reduzido permite a realização das seguintes aulas práticas: determinação do coeficiente de Flamant para as tubulações de acrílico em uso; compreensão da variação da linha de energia em função da vazão escoada; previsão da vazão de escoamento a partir de uma tomada intermediária entre dois reservatórios; e determinação do coeficiente de descarga para um dado orifício. No que tange ao seu funcionamento, foram encontrados problemas de superaquecimento na instalação de recalque utilizada para fazer a recirculação de água, como consequência, encontraram-se variação nas vazões aduzidas. Os resultados dos experimentos foram satisfatórios, e, por conseguinte, sempre levando a novos questionamentos quando estiveram fora dos padrões esperados. Cumpriram, assim, com o principal objetivo proposto: desenvolvimento de novas aulas práticas para as disciplinas já mencionadas.
Palavras-chave Hidráulica Experimental, Mecânica dos Fluidos, Coeficiente de Flamant
Forma de apresentação..... Oral
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