Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6798

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Suéllen Santana Silveira
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Bruna Oliveira Fullin, Leonardo Marques Caldeira, Leonardo Marques Caldeira
Título As Práticas Pedagógicas da EFA Puris
Resumo A Educação no Campo surge através de movimentos sociais, em meio à necessidade de reconhecer as especificidades do campo. Levar em consideração aspectos da cultura campesina, da identidade dos sujeitos em questão, das relações sócio-ambientais e também das organizações políticas são algumas das propostas que fundamentaram a criação das Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s), que são escolas voltadas às comunidades rurais e que utilizam práticas pedagógicas próprias da educação do campo. Este trabalho propõe uma análise de como se dão as concepções pedagógicas da EFA Puris, escola localizada no município de Araponga, Minas Gerais, a partir do exposto em seu plano político pedagógico e também com a contextualização do seu ensino na prática, feita através de diálogos com uma professora da instituição. A EFA Puris possui uma estrutura organizacional própria marcada pela Pedagogia da Alternância que ocorre através da organização de um calendário diferenciado, alternado por um período de 15 dias no centro escolar e 15 dias no meio socioprofissional. O projeto educativo que tem por base essa pedagogia visa com que o jovem desenvolva projetos para contribuir geográfica, cultural e socialmente em sua localidade, em que, além de estudarem as disciplinas básicas do currículo escolar, também estudam disciplinas complementares a sua formação, como homeopatia, agroecologia e zootecnia. A Escola Família Agrícola Puris faz um trabalho que abrange as concepções teóricas expostas a respeito da Educação do Campo no Brasil, respeitando as particularidades do contexto local de Araponga – MG, e proporcionando uma educação que vincule prática e teoria. A pedagogia da alternância é um aspecto de grande importância para que tais particularidades campesinas sejam respeitadas, já que é devido a esta que os educandos possuem um calendário escolar que lhes permitam frequentar a escola e ajudar suas famílias no período de colheita, bem como a formação de um saber que não fica restrito apenas ao ambiente escolar, mas abrange também suas vivências.
Palavras-chave Educação do Campo, Zona da Mata, EFA Puris
Forma de apresentação..... Painel
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