Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6795

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcelle Ferreira Silva
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Andréa Cristina Pimentel de Carvalho, Francielle de Fátima Viana Santana, Natalia Lelis Bittencourt
Título Projeto “Aedes aegypti: um perigo que pode estar dentro de nossas casas”
Resumo O ano de 2016 começou com a constatação de um crescimento alarmante e exponencial, em todo o país, do número de casos de dengue, febre Chikungunya e Zika. Tais acontecimentos devem-se ao fato de que a população de seu vetor, o Aedes aegypti, também estava aumentando consideravelmente. Sendo assim, os bolsistas do PIBID/Biologia desenvolveram um projeto sobre essas três doenças com todas as séries do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT). O projeto elaborado consistiu em duas aulas e um trabalho final a respeito do conteúdo. O foco não foi apenas insistir na ideia de que não se pode deixar água parada, mas sim explicar todo o ciclo de vida do mosquito, suas etapas e suas respectivas peculiaridades. Nesse sentido, trabalhou-se a questão da hematofagia das fêmeas e a necessidade de água para deposição dos ovos. A intenção foi fazer com que os próprios estudantes percebessem que não deixar água parada é uma estratégia realmente eficiente e a única forma de acabar com o foco do mosquito e de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Durante as aulas abordou-se também a origem histórica, os sintomas, as semelhanças e diferenças entre a dengue, a febre Chikungunya e a Zika, bem como a razão pela qual certos medicamentos não devem ser administrados aos infectados. Ao final das duas aulas ministradas foi pedido aos alunos do Ensino Médio que fizessem uma redação de caráter informativo à comunidade, sintetizando tudo de relevante que foi aprendido durante o projeto. Essa estratégia foi pensada considerando-se a grande dificuldade dos estudantes para com o uso correto da língua portuguesa. Os resultados alcançados demonstraram que os alunos conseguiram refletir sobre o tema de forma satisfatória e significativa e também conseguiram aplicar o conteúdo aprendido. Para o Ensino Fundamental, a atividade final foi um jogo de perguntas e respostas acerca do tema, através do qual foi possível observar participação ativa de todos os alunos. Para os bolsistas envolvidos no projeto, a experiência apontou que a informação é de extrema importância no combate à essas doenças e que dar algum sentido a cada ação proposta é algo que incentiva de forma única os estudantes.
Palavras-chave Aedes aegypti, aprendizagem significativa, pedagogia de projeto
Forma de apresentação..... Painel
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