Resumo |
Ecologia Básica é uma disciplina de massa (cerca de 650 alunos/ano), o que gera dificuldades em prender o interesse dos alunos e desenvolver proficiências teóricas e práticas. Assim, buscamos introduzir estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa, avaliando quais foram mais eficientes. Buscamos avaliar, a partir de questionário anônimo, o efeito de quatro estratégias pedagógicas complementares (variáveis explicativas) sobre o desempenho dos alunos na disciplina e fora dela (variáveis resposta). Para estimar o desempenho dos estudantes dentro da disciplina, utilizamos as notas que os alunos se deram em perguntas relacionadas a motivação e satisfação, e o quanto o aluno avaliou que os objetivos da disciplina foram alcançados. Para avaliar o desempenho fora da disciplina, somamos as notas que os alunos deram para contribuição à formação profissional e conhecimento prático. Para estimar o grau de aprendizagem ativa, utilizamos as notas que os alunos deram a comportamentos do professor de estímulo e valorização de participação dos alunos, e a três metodologias pedagógicas ativas executadas. Ajustamos uma regressão linear múltipla para cada variável resposta. Verificamos que três das quatro estratégias pedagógicas aumentaram significativamente o desempenho dentro da disciplina: comportamento dos (encorajam e dão atenção a perguntas, checam se os alunos estão aprendendo; P<0.0001), trabalho extraclasse em grupo (P<0.05) e exercício online (P<0.05). Refacção de prova em duplas não teve efeito sobre o desempenho (P=0.9). O desempenho fora da disciplina foi incrementado pelos trabalhos extraclasse e exercícios online (P<0.001), porém não foi afetado pelo comportamento dos professores nem provas em dupla (P>0.2). Desta forma, mostramos que estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa influenciam positivamente no aprendizado de alunos em disciplina de massa, segundo avaliação deles próprios. Além disso, atividades extraclasse em grupo e individuais, extrapolam o âmbito da disciplina em si, contribuindo para o aprendizado dos alunos fora da disciplina. O próximo passo é avaliar se essa percepção do aluno sobre seu aprendizado se reflete na nota e na sua formação profissional. Nossos resultados mostram que a implementação de múltiplas estratégias de aprendizagem ativa e cooperativa aumentam a eficiência de aprendizagem, na percepção dos alunos, mesmo se tratando de disciplina de massa. |