Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6788

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Flávia de Paula Teixeira
Orientador CARLOS FRANKL SPERBER
Outros membros Bruno Cabral Costa, Devlynn Coelho Dias, RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Título Em busca da aprendizagem efetiva: avaliando eficiência de estratégias alternativas no ensino de Ecologia Básica
Resumo Ecologia Básica é uma disciplina de massa (cerca de 650 alunos/ano), o que gera dificuldades em prender o interesse dos alunos e desenvolver proficiências teóricas e práticas. Assim, buscamos introduzir estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa, avaliando quais foram mais eficientes. Buscamos avaliar, a partir de questionário anônimo, o efeito de quatro estratégias pedagógicas complementares (variáveis explicativas) sobre o desempenho dos alunos na disciplina e fora dela (variáveis resposta). Para estimar o desempenho dos estudantes dentro da disciplina, utilizamos as notas que os alunos se deram em perguntas relacionadas a motivação e satisfação, e o quanto o aluno avaliou que os objetivos da disciplina foram alcançados. Para avaliar o desempenho fora da disciplina, somamos as notas que os alunos deram para contribuição à formação profissional e conhecimento prático. Para estimar o grau de aprendizagem ativa, utilizamos as notas que os alunos deram a comportamentos do professor de estímulo e valorização de participação dos alunos, e a três metodologias pedagógicas ativas executadas. Ajustamos uma regressão linear múltipla para cada variável resposta. Verificamos que três das quatro estratégias pedagógicas aumentaram significativamente o desempenho dentro da disciplina: comportamento dos (encorajam e dão atenção a perguntas, checam se os alunos estão aprendendo; P<0.0001), trabalho extraclasse em grupo (P<0.05) e exercício online (P<0.05). Refacção de prova em duplas não teve efeito sobre o desempenho (P=0.9). O desempenho fora da disciplina foi incrementado pelos trabalhos extraclasse e exercícios online (P<0.001), porém não foi afetado pelo comportamento dos professores nem provas em dupla (P>0.2). Desta forma, mostramos que estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa influenciam positivamente no aprendizado de alunos em disciplina de massa, segundo avaliação deles próprios. Além disso, atividades extraclasse em grupo e individuais, extrapolam o âmbito da disciplina em si, contribuindo para o aprendizado dos alunos fora da disciplina. O próximo passo é avaliar se essa percepção do aluno sobre seu aprendizado se reflete na nota e na sua formação profissional. Nossos resultados mostram que a implementação de múltiplas estratégias de aprendizagem ativa e cooperativa aumentam a eficiência de aprendizagem, na percepção dos alunos, mesmo se tratando de disciplina de massa.
Palavras-chave Aprendizagem ativa, Metodologias de ensino, Análise quantitativa
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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