Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6783

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gabrazane Venâncio Marques Teixeira
Orientador JOAO MARCOS DE ARAUJO
Outros membros GINIA CEZAR BONTEMPO, HELIO PAULO PEREIRA FILHO
Título Pedagogia de projetos: avaliação da atividade "julgamento do colesterol"
Resumo Diante da necessidade de mudanças na educação e da inevitabilidade de transformar o ensino, de modo a valorizar os sujeitos, obtendo cidadãos mais críticos, éticos e autônomos e, entendendo que, os conhecimentos construídos na escola podem ser um meio de se alcançar tais pressupostos, considera-se necessário um estudo das metodologias que possam trabalhar essas características durante a formação escolar. A Pedagogia de Projetos -PP apresenta-se como sendo uma dessas metodologias e que, Segundo Prado (2003) “[...], o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.” De acordo com o PCN, a utilização de projetos é: “[...] uma alternativa pedagógica promissora [...]” (BRASIL, 1998). Com o objetivo de verificar se o “Julgamento do Colesterol” - JC, uma atividade que vem sendo desenvolvida desde 2002 pelo Colégio de Aplicação da UFV - CAp COLUNI, pode ser caracterizada como PP no Ensino Médio, uma pesquisa foi desenvolvida ao longo do segundo semestre letivo de 2014 com alunos da 2ª série do referido colégio. O projeto foi submetido à Plataforma Brasil, obtendo um parecer favorável para a sua execução. A metodologia utilizada foi: Questionário Inicial (QI) e Final (QF); Relatórios de Atividade; observação em campo, não participante; análise de portfólio e entrevista estruturada como o professor idealizador da atividade. Com o QI verificou-se os conhecimentos prévios; com o QF verificou-se os conhecimentos obtidos após a realização da atividade JC, portanto, o mesmo questionário foi aplicado antes e ao final da atividade. Os acontecimentos externos à sala de aula foram acompanhados com o relatório, com ênfase para a organização do teatro JC, verificando se os estudantes estavam organizados, empenhados e se realizaram uma extensa pesquisa bibliográfica em diferentes fontes para desenvolver a atividade. A análise do portfólio concentrou-se na parte da atividade JC que é realizada individualmente através de fichamentos. Os estudantes após a leitura dos textos guia fornecidos pelo professor, fizeram um fichamento colocando diversos questionamentos e, com isso, pode se observar se a capacidade crítica dos estudantes estava sendo desenvolvida. À partir da entrevista, foi possível compreender como a atividade foi idealizada e vem sendo desenvolvida no decorrer dos anos. No teatro “JC”, os estudantes exerceram as funções de produtor, diretor e de atores. Características como: interdisciplinaridade, criticidade, autonomia e eticidade foram identificadas no decorrer do desenvolvimento da atividade. Com base nas observações e nos dados obtidos, conclui-se que a atividade “Julgamento do Colesterol” pode ser considerada uma metodologia Pedagogia de Projetos.
Palavras-chave Pedagogia de Projetos no Ensino Médio, formação de sujeitos, “Julgamento do Colesterol”.
Forma de apresentação..... Oral
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