Resumo |
Diante da necessidade de mudanças na educação e da inevitabilidade de transformar o ensino, de modo a valorizar os sujeitos, obtendo cidadãos mais críticos, éticos e autônomos e, entendendo que, os conhecimentos construídos na escola podem ser um meio de se alcançar tais pressupostos, considera-se necessário um estudo das metodologias que possam trabalhar essas características durante a formação escolar. A Pedagogia de Projetos -PP apresenta-se como sendo uma dessas metodologias e que, Segundo Prado (2003) “[...], o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.” De acordo com o PCN, a utilização de projetos é: “[...] uma alternativa pedagógica promissora [...]” (BRASIL, 1998). Com o objetivo de verificar se o “Julgamento do Colesterol” - JC, uma atividade que vem sendo desenvolvida desde 2002 pelo Colégio de Aplicação da UFV - CAp COLUNI, pode ser caracterizada como PP no Ensino Médio, uma pesquisa foi desenvolvida ao longo do segundo semestre letivo de 2014 com alunos da 2ª série do referido colégio. O projeto foi submetido à Plataforma Brasil, obtendo um parecer favorável para a sua execução. A metodologia utilizada foi: Questionário Inicial (QI) e Final (QF); Relatórios de Atividade; observação em campo, não participante; análise de portfólio e entrevista estruturada como o professor idealizador da atividade. Com o QI verificou-se os conhecimentos prévios; com o QF verificou-se os conhecimentos obtidos após a realização da atividade JC, portanto, o mesmo questionário foi aplicado antes e ao final da atividade. Os acontecimentos externos à sala de aula foram acompanhados com o relatório, com ênfase para a organização do teatro JC, verificando se os estudantes estavam organizados, empenhados e se realizaram uma extensa pesquisa bibliográfica em diferentes fontes para desenvolver a atividade. A análise do portfólio concentrou-se na parte da atividade JC que é realizada individualmente através de fichamentos. Os estudantes após a leitura dos textos guia fornecidos pelo professor, fizeram um fichamento colocando diversos questionamentos e, com isso, pode se observar se a capacidade crítica dos estudantes estava sendo desenvolvida. À partir da entrevista, foi possível compreender como a atividade foi idealizada e vem sendo desenvolvida no decorrer dos anos. No teatro “JC”, os estudantes exerceram as funções de produtor, diretor e de atores. Características como: interdisciplinaridade, criticidade, autonomia e eticidade foram identificadas no decorrer do desenvolvimento da atividade. Com base nas observações e nos dados obtidos, conclui-se que a atividade “Julgamento do Colesterol” pode ser considerada uma metodologia Pedagogia de Projetos. |