Resumo |
Este trabalho de pesquisa constitui-se, primeiramente, numa necessidade de discutir os conceitos de direitos humanos e suas aplicações na prática social diante da emergência no cenário mundial de questões envolvendo tais direitos na esfera política, como um princípio do Estado Democrático de Direito, e no âmbito social na articulação e ação dos movimentos sociais. Essas discussões também se passam pela interseção entre essas esferas, além de serem influenciadas por questões econômicas e pelas relações de poder. Em um segundo plano, a perspectiva educacional da pesquisa se insere correlata ao objeto em análise - os direitos humanos-, na medida em que o tema contribui para a formação emancipatória do estudante enquanto agente social, ou seja, um sujeito que tem consciência de seus direitos e que por eles deve lutar para sua efetivação e quando violados. Tendo em vista que a escola é uma das principais instituições socializadoras dos indivíduos e uma ferramenta poderosa de dominação, o estudo dos direitos humanos a tem como um espaço plausível para estudo. O presente projeto estabelece-se como uma forma de delimitar a configuração dos direitos humanos no ambiente escolar. Partindo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI UFV), busca-se compreender as concepções acerca dos direitos humanos por parte da comunidade que o compõem: estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos e prestadores de serviços. A pesquisa tem seguido o caráter exploratório, com a discussão de bibliografias que tratam da doutrina dos direitos humanos e da escola, seguida da aplicação de questionários e posterior análise dos dados. Os artigos escolhidos foram debatidos durante as reuniões de orientação, traçando uma argumentação intertextual e orientando possibilidades para um melhor diálogo dentro da própria instituição escolar. Assim, ressalva-se a relevância de se questionar a universalidade dos direitos humanos, como aponta Boaventura, e de se pensar a antítese entre o excesso dos discursos e a pobreza das práticas educacionais de acordo com António Nóvoa. Partiu-se das referências teóricas do sociólogo francês contemporâneo Pierre Bourdieu sobre a instituição escola, tomando-a como um espaço de violência simbólica e de reprodução social das classes dominantes. Para Bourdieu, a imposição destes padrões dá-se, por exemplo, através da seleção dos conteúdos apresentados aos alunos e pela exigência de uma linguagem formal, o que reflete a relação de forças entre as classes. A partir deste recorte, na pesquisa objetiva-se analisar o grau desta reprodutibilidade no CAp-COLUNI no que tange aos direitos humanos. Busca-se com os resultados, a construção de uma proposta pedagógica a fim de revisar algumas das concepções distorcidas acerca da educação em direitos humanos, utilizando-se o princípio da ação comunicativa de Habermas aplicado na educação interdisciplinar. |