Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6758

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Bianca Maria da Costa de Paulo
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Aline Maria Santana Araujo, Karina Dias da Cunha, Nayara Custódia dos Santos Martins, Sabrina Fialho
Título Ações do Pibid Pedagogia com alunos autistas
Resumo O PIBID Pedagogia UFV tem suas atividades desenvolvidas em parceria com escolas públicas do município de Viçosa e, uma das subáreas está voltada para a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Nesse campo, uma das atuações refere-se ao atendimento a alunos que apresentam autismo, transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação, motoras e interação social. O objetivo da ação foi desenvolver recursos para a aprendizagem de alunos com esta condição. As bolsistas atuaram por um semestre, duas vezes por semana, em jornada letiva integral realizando observação participante durante as atividades acadêmicas com os alunos inseridos em turma comum. Os registros das observações foram descritivos, em forma de relatório e realizados pós-evento. Os alunos estão em duas escolas públicas de ensino comum, uma municipal e outra estadual de Viçosa/MG e frequentam o 1º e 2º períodos da educação infantil, um com idade de 4 anos e dois, com 5 anos, respectivamente. Os demais estão no 3º e 5º anos do ensino fundamental, com idades de 10 e 13 anos. Todos os alunos da educação infantil tinham dificuldades de: interação com os colegas na turma e um, de permanecer em sala; motoras e um deles em focar em assuntos diferentes do seu assunto predileto. O de 13 anos apresentava comportamentos de choro, gritos ou ações violentas e repentinas, assim como não interagia na sala com os alunos. Todavia ele escrevia, lia e gostava de jogos. O aluno do 3º ano estava em processo de alfabetização conseguindo ler e escrever em letra bastão; não tinha domínio das operações matemáticas com a notação numérica. Para o aluno de 4 anos usou-se pinturas e imagens para relacionar com a letra inicial, que o aluno domina e ajuda os colegas a localizar. Na parte motora os grafismos foram iniciados com direcionamento de sua mão e revestimento do lápis e giz para maior apoio, sendo utilizado também com o aluno de 5 anos. Para o aluno que tem interesse em animais as atividades foram adaptadas para associar o tema a outros assuntos. Para estes dois alunos foram montados quadros de rotina do dia, auxiliando a permanência nas atividades. Com o aluno do 3º ano houve a transcrição da letra cursiva para bastão, uso de livros de história com letra de imprensa, leitura das questões pela bolsista, uso de material concreto para operações. Ao aluno do 5º ano foram trabalhados jogos em grupos, como tangram, dominó e bingo de operações, trabalhando a interação social e, a oralidade, com filmes e histórias. O uso de recursos visuais, quadro de rotinas, auxiliaram as atividades em grupos e promoveram a interação social e comunicacional, mostrando progresso na alfabetização, bem como, ações possíveis na educação de pessoas com autismo. Espera-se que esta vivência formadora do licenciando contribua na ampliação da inclusão escolar.
Palavras-chave Autismo, educação especial, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
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