Resumo |
Em um dos subprojetos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) do curso de Pedagogia da UFV, que tem como aspecto central a educação especial na perspectiva da inclusão escolar, é oferecido aos graduandos oportunidade de vivenciar diferentes dimensões dessa área. Uma das atuações está voltada a alunos com deficiência intelectual (DI) como a síndrome de Down, um transtorno genético que tem características físicas específicas e semelhantes entre os portadores, com uma deficiência intelectual e retardo no desenvolvimento e aprendizagem. Outro segmento é a hiperatividade com impulsividade (TDH), um distúrbio relacionado à inconstância de ações motoras, impaciência, intromissão em diálogos externos, dificuldade de autocontrole e planejamento, sem prejuízo cognitivo. As bolsistas do projeto atuaram ao longo de um semestre em uma escola municipal de Viçosa-MG, do ensino comum, tendo em uma turma do 1º ano, um aluno com 6 anos de idade (TDH) e uma aluna com DI, com 16 anos, no 5º ano do ensino fundamental. Esta aluna do 5º ano demonstrou dificuldades na identificação de sílabas intermediárias em palavras com mais de três sílabas, silabação no momento da leitura, dificuldade na escrita de sílabas complexas. Já o aluno do 1º ano apresentou baixo rendimento devido a impulsividade comportamental com o descumprimento de regras, dificultando a complementação das atividades acadêmicas e o seu relacionamento na turma. As bolsistas planejaram intervenções pedagógicas com o objetivo de proporcionar a superação das dificuldades iniciais e possibilitar o desenvolvimento de competências sociocognitivas desses alunos, visando o desenvolvimento de sua autonomia, independência e inclusão no espaço escolar. Dentre estes recursos estão a utilização jogos pedagógicos, como o troca letras para o aluno do 1º ano, que consiste em imagens e espaços para a escrita com cartões das sílabas formando a palavra. Esta atividade foi realizada em pequenos grupos onde um participante por vez escolheu a letra que formaria a palavra ou sílaba. Para a aluna do 5º ano a produção textual ocorreu a partir de elementos conhecidos em uma excursão; reconto textual de histórias ouvidas e complementadas com trabalhos manuais em grupos, como confecção de fantoches. Os avanços alcançados decorrentes desse período foram significativos, a leitura da aluna do 5º ano mostrou evolução a partir do reconto, além de escrever textos mais ampliados, aumentando sua autoestima. O uso de jogos pedagógicos ajudou o aluno a diminuir a hiperatividade e melhorou a sua imagem diante da turma, mostrando seu empenho para seguir regras dos jogos em grupo. Conclui-se que a aprendizagem tanto escolar como social dos alunos com TDH e DI podem ser desenvolvidas potencializando os recursos para as diversas situações, e ao mesmo tempo, favorecendo uma visão inclusiva do licenciando em sua prática pedagógica. |