Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6747

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luana Neves Damasceno
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Bianca Christian Medeiros Sales, Victor Lana Gonçalves
Título Análise do referencial teórico sobre inclusão escolar de alunos com deficiência
Resumo Introdução: Pessoas com deficiência tem direito garantido por lei à educação, sendo a escola responsável por promover o ingresso e permanência do aluno com deficiência no sistema de ensino, fornecendo uma educação de qualidade. Entretanto, há a necessidade de mudanças arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais dos agentes que a compõe, especialmente dos professores que disseminam o conhecimento e formam cidadãos. As atitudes que expressam o ponto de vista desses profissionais a respeito da inclusão escolar podem ser conhecidas através de produções acadêmicas que refletem as suas falas. Esses trabalhos utilizam-se de bases teóricas a priori para aprofundamento, construção e reflexão dos discursos, por meio do qual é possível compreender os principais conceitos, autores e desafios encontrados em cada contexto histórico. Com isso, percebe-se a relevância em analisar e refletir a fundamentação teórica utilizada em cada estudo. Objetivos: Analisar o ano dos referenciais teóricos de artigos nacionais que tratem da visão dos professores do ensino básico no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. Metodologia: Esta pesquisa bibliográfica trata-se de revisão da literatura de artigos indexados nas bases de dados Scielo, Web of Science, Eric, Scopus, Doaj e Redalyc entre os anos de 2005 e 2015. Os levantamentos bibliográficos realizados por duplo-cego, foram feitos por meio da combinação das palavras-chave “deficiência and escola” e “deficiência and inclusão escolar”. Primeiramente selecionou-se todos os estudos de idioma português (BR) que tratassem do contexto escolar brasileiro e discutissem a inclusão escolar, encontrando ao final 148 artigos. Em seguida foram excluídos da análise os seguintes artigos: de revisão; que não tratavam da visão do professor; que não tinham relação com ensino básico; sobre inclusão social e os artigos repetidos. Para a análise final do referencial teórico 17 artigos foram selecionados. Resultados: Tal análise permitiu a identificação dos anos, em décadas, das publicações utilizadas no referencial teórico dos artigos revisados: 6 (2,9%) entre 1970 e 1979, 15 (7,2%) entre 1980 e 1989, 70 (33,5%) de 1990 a 1999, 102 (48,8%) de 2000 a 2009, e 16 (7,7%) de 2010 a 2013. Conclusões: Após análise foi possível observar que os discursos adotados nessa seara ainda representam uma ressonância das publicações do século passado, primordialmente entre a década de 90 e 2000, o que pode remeter a uma estagnação da produção, discussão e reflexões da área de estudo. Observa-se que apenas 7,7% dos trabalhos utilizaram referência dos últimos 10 anos, sendo o ano de 2013 a referência mais atual. Com isso este estudo estima incentivar novas pesquisas que venham discutir o diagnóstico encontrado, pois, mesmo com a inserção de políticas públicas observa-se que a academia manteve-se em processo decrescente desde 2009 seja na produção de novas iniciativas, discussões e trabalhos, seja na divulgação e acesso destes.
Palavras-chave educação, inclusão escolar, pessoas com deficiência
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,71 segundos.