Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6740

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Pedro Henrique da Silva Queiroz
Orientador TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Outros membros Eduarda Rezende Barbosa, Matheus de Brito Correa, RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE, Vitor Ferreira Cardoso
Título Arte, Cultura e Lazer: Relevando o saber popular e contribuindo para a educação do Campo
Resumo Percebendo os melhoramentos que a Capoeira proporciona aos indivíduos, bem como para a diversidade de meios em que é praticada. O Projeto visa difundir, pesquisar, valorizar e tornar a prática da Capoeira acessível, também, aos estudantes da EFA Puris de Araponga. Diante do obstáculo apresentado ao resgate das matrizes culturais brasileiras, que sofrem constante perda de suas raízes diante do processo de massificação cultural inerente ao processo de globalização que vivenciamos nos dias atuais, faz-se necessária uma releitura de sua prática na contemporaneidade, respeitando sua história e ancestralidade. Com esse viés, são desenvolvidas na EFA Puris de Araponga as atividades semanais, onde os estudantes são estimulados a praticarem atividade física, exercitando a coordenação motora e concentração, e também de compreenderem o processo histórico-social no qual foi desenvolvida a atividade. Além disso, a atividade, que ocorre duas vezes por semana e tem duração de 1:30h, promove a socialização, a intra e inter-relação pessoal, o respeito, a dignidade e as percepções corporal, rítmica e espacial. Nesse período, ainda, foi realizado o curso teórico-pratico com o mestre Zumbi, em Viçosa-MG, propiciando assim um contato com diferentes didáticas e metodologias de ensino, essenciais à continuidade do Projeto. Houve, em junho, uma roda de apresentação do Projeto da Capoeira Alternativa, em Viçosa, que também contou com a presença dos alunos da EFA-Puris. Como impactos causados, tem-se o amadurecimento dos estudantes, professores e demais funcionários da EFA Puris que participaram das atividades do Grupo, uma vez que o trabalho realiza a troca de saberes, grupo de estudos e participação em eventos de outros grupos, permitindo a interdisciplinaridade e uma melhoria tanto motora e corporal, como acadêmica, além do entendimento da Capoeira como uma prática cultural; aumento do número de praticantes e simpatizantes da Capoeira, através do estímulo ao esporte e à cultura, divulgado por material impresso e digital e através das apresentações do Grupo; entendimento e inserção da Capoeira enquanto ferramenta metodológica para as disciplinas de Educação Física, História, Sociologia e Filosofia; valorização e disseminação da Capoeira e sua prática tanto no campo como no espaço acadêmico da UFV, proporcionando a formação de uma identidade cultural, contextualizada, geradora de autoestima e fortalecedora do sentimento de nação de um povo. Pensando neste processo de ensino e aprendizagem, a inserção da Capoeira como mais uma atividade escolar pode colaborar com o entendimento dos aspectos culturais relacionados às atividades corporais, propiciando um olhar mais sensível a ideia de corpo, cultura, arte, esporte e lazer, trazendo, deste modo, novas possibilidades didáticas para o ensino da Educação Física e para abordagens em História, Filosofia e Sociologia no colégio em questão
Palavras-chave Cultura, arte, capoeira
Forma de apresentação..... Oral
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