Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6737

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luciane Gomes Silva
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Aline Carvalho Figueira, Bruna da Silva Costa, Renata Martins Venancio, Ronália Alves de Assis
Título Agroecologia e educação do campo nos anos iniciais do ensino fundamental.
Resumo O objetivo do presente trabalho é relatar uma experiência educativa com Agroecologia no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/Educação do Campo, envolvendo estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental. Foram realizadas várias oficinas, entre Março de 2015 a Julho de 2016 em uma Escola do Campo, de período integral, no município de Viçosa-MG,. A Educação do Campo surge da luta de movimentos sociais do campo por uma educação que valoriza os saberes e os modos de vida dos sujeitos que vivem e trabalham no campo. Nesse sentido, a agroecologia surge como um novo projeto para o campo que compatibiliza o sistema agrícola com o sistema ecológico, sem uso de venenos e respeitando as culturas dos povos do campo. Com o intuito de problematizar essas questões nos primeiros anos do ensino fundamental, foram desenvolvidos pela equipe de estudantes de Pedagogia do Programa em questão, projetos didáticos em Agroecologia, envolvendo temas como, solos, vida no campo e vida na cidade, plantas, hortas, compostagem e agrotóxico, entre outros. As metodologias utilizadas são consideradas metodologias ativas, artísticas e lúdicas, por facilitar a participação dos educandos, como por exemplo, rodas de conversa, brincadeiras, contação de histórias, confecção de livros, desenho, pintura, recorte e colagem e construção de artefatos e tecnologias sociais para a agroecologia. A experiência demonstrou que as crianças do campo participam ativamente quando são valorizados os seus conhecimentos e quando se reconhecem como partícipes do processo de ensino aprendizagem escolar, como o menino que conta, com orgulho, que seu pai produz café sem utilizar veneno. Enfim, consideramos a importância de problematizar a prática pedagógica em agroecologia, no sentido de refletir sobre as possibilidades e os limites, do ponto de vista do alcance desse trabalho para as crianças, para os educadores e para os futuros professores. Dessa forma, o PIBID Pedagogia/Educação do Campo tem cumprido seu objetivo de promover uma educação capaz de valorizar as identidades das crianças e de suas famílias, como sujeitos do campo e de contribuir para a construção de uma educação do campo agroecológica.
Palavras-chave Agroecologia, campo, educação.
Forma de apresentação..... Oral
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