Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6731

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thaís Carneiro Carvalho
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Gisele Barroso Rosado, Lucas Baptista
Título Importância da inserção da cultura circense no contexto escolar
Resumo O presente trabalho tem por objetivo relatar nossas experiências como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Pedagogia, que nos proporcionou um contato direto com crianças de escolas públicas e suas necessidades. Seu principal objetivo foi apresentar, a partir de nossas vivencias, a reflexão sobre a importância da inserção da cultura circense nas atividades escolares. Foi por meio da observação-participante que proporcionamos oficinas para que as crianças pudessem ter contato com essa cultura que hoje em dia é pouco disseminada. As oficinas foram elaboradas com intuito de apresentar para essas crianças as inúmeras possibilidades de brincar através da arte, favorecendo o desenvolvimento físico e cognitivo das mesmas através da ludicidade. Durante as oficinas trabalhamos elementos circenses tais como malabares, sendo bolinhas, argolas, diabolô, swing poi e prato chinês, estas atividades possibilitam o aprimoramento das capacidades motoras exercitando a coordenação. Para desenvolver o equilíbrio foram utilizados elementos denominados rola-rola ou rolinho, estes contribuem para a percepção corporal da criança. Para que todos os estudantes tivessem acesso a todas as modalidades circenses, as oficinas foram estruturadas de maneira que o tempo fosse dividido de acordo com o número de estações disponíveis. Através das oficinas de arte circense realizadas, foi possível notar que boa parte dos alunos não conheciam essa vertente cultural, o que despertou ainda mais o interesse pela atividade. Concluímos que as atividades circenses possibilitaram o desenvolvimento global das capacidades psicofísicas e socioafetivas, por meio do exercício da coordenação motora, da relação tempo-espaço, do raciocínio lógico e do estímulo-resposta. Além desses fatores, essas atividades possibilitaram a socialização, estimulando o trabalho em grupo e incentivando o pensamento coletivo. Ressaltamos também a importância da continuidade dessa cultura e sua perpetuação por novas gerações. Por tudo isso salientamos a importância da inserção da cultura circense no currículo escolar.
Palavras-chave Cultura, currículo escolar, arte circense
Forma de apresentação..... Painel
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