Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6727

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Betânia Neves da Silva
Orientador RITA DE CASSIA GOMES
Título A Aprendizagem Colaborativa por meio de atividades interativas em sala de aula de FLE
Resumo A sala de aula é um espaço de encontro, pois temos ali teoria e prática que se articulam. E graças à prática pedagógica, novas reflexões são suscitadas e dão origem a pesquisas cujo objetivo é observar e compreender questões relacionadas ao agir professoral. Por essa razão, o espaço da sala de aula tem sido objeto de estudo daqueles que se dedicam a entender, por exemplo, o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade propor uma reflexão sobre a importância da interação entre os aprendizes para o desenvolvimento da competência de produção oral em um curso de francês como língua estrangeira (FLE), tomando por base, sobretudo as obras de Cicurel (2012), Kramsch (1984), Weber (2013), Luzatti (2013), dentre outros autores cujos estudos se inserem na área de Didática de FLE. Sendo assim, nosso intuito é salientar a importância de uma aprendizagem colaborativa pautada na interação e, mediante o exposto, a presente comunicação visa apresentar as etapas e os possíveis resultados de uma pesquisa em andamento cujo objetivo é desenvolver em uma turma de nível 2 intensivo do CELIF (Curso de Extensão em Língua Francesa), um ambiente que favoreça as trocas linguísticas no idioma-alvo através de atividades que possibilitem a criação de um espaço de comunicação e interação. A parte metodológica do nosso trabalho é composta por análise de material didático, elaboração, aplicação de atividades e análise das mesmas. Em um primeiro momento, verificamos se há propostas de produção oral no livro didático Nouveau-Rond Point A1-A2 (livro adotado pelo curso) que coloquem os aprendizes em situação de co-produção discursiva. Em seguida, diante de possíveis lacunas presentes no material didático analisado, passaremos à elaboração de atividades que permitam aos aprendizes desenvolver a produção oral em FLE por meio da interação. Por fim, a última etapa consistirá na observação da recepção dos aprendizes face às atividades propostas e análise do desenvolvimento e realização dessas atividades em relação aos objetivos pretendidos e aos resultados alcançados.
Palavras-chave FLE, Aprendizagem Colaborativa, Atividades Interativas
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,70 segundos.