Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6706

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nágila Campos Silva
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Ana Cristina Lemos Santana, Jheneze Guimarães Pereira Rocha
Título A escola como campo de estágio: entendendo a demanda de aulas práticas em Ciências
Resumo Durante a disciplina BIO 394- Estágio Supervisionado I- elaboramos e desenvolvemos um projeto baseado em uma situação problema, vivenciada pelo grupo no campo de estágio. Nossos estudos foram realizados em uma escola pública periférica de Viçosa, MG. A maioria dos seus alunos possuem baixa condição socioeconômica e problemas no ambiente familiar, o que reflete nas dificuldades da equipe gestora em desenvolver ações para melhorar o rendimento escolar dos alunos. Em nosso primeiro contato com a escola ficou claro o desejo da professora de Ciências pelo laboratório de aula prática, já tendo conseguido materiais, reagentes e alguns aparelhos. O espaço físico do laboratório estava presente na escola, porém sem infraestrutura para seu funcionamento. O espaço, durante o período de estágio, estava cedido temporariamente para um órgão municipal, que se encontrava em reforma, para conseguir em troca parte da infraestrutura do laboratório. A motivação da professora e da escola nos entusiasmou e a demanda pelo laboratório passou a ser nossa problemática de estudo. Nesse contexto, o objetivo do projeto foi entender a percepção da professora e dos alunos da escola sobre aulas práticas em Ciências. Para tal, foram desenvolvidas conversas informais sistematizadas, entrevista semi-estruturada com a professora, questionários com cinco estudantes de cada turma do 6º ao 9º ano e observações diretas, nas mesmas turmas. A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo. A professora considerou como fundamental a relação entre as aulas teóricas e as aulas práticas para melhorar o processo de aprendizado do aluno. Considerou também um maior interesse dos alunos quando a aula vai para além do quadro e giz. Os assuntos mais relevantes em aula práticas, segundo a professora, são aqueles associados ao uso de microscópicos, pois fogem do cotidiano do aluno. Na abordagem dos alunos foram levantados os aspectos facilitadores no processo de ensino aprendizagem. Para 60% dos alunos a explicação da matéria facilita o entendimento; 10% argumentou que atividades como exercícios, montagem de maquetes e confecções de murais auxiliavam a compreensão dos conteúdos; 20% respondeu que experiências práticas e exemplos cotidianos (5%) são ferramentas que auxiliam a compreensão. Os estudantes também levantaram a interferência de aspectos relacionados à relação que estabelecem com o estudo como: ter disciplina (30%), tirar dúvidas (5%), estudar (5%) e fazer os trabalhos (10%), como fundamentais no processo de aprendizado. Assim, destaca-se, tanto no olhar da professora quanto nas situações de aprendizado citadas pelos estudantes, que a disciplina de Ciências carece de recursos visuais e ilustrações. O laboratório de Ciências da escola pode ser esse espaço interativo. No entanto, para consolidação do processo de ensino aprendizagem é necessário considerar a atuação do estudante de forma direta na construção do conhecimento no espaço que vem sendo pensado pela escola.
Palavras-chave formação de professores, ensino de Ciências, laboratório
Forma de apresentação..... Painel
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