Resumo |
Durante a disciplina BIO 394- Estágio Supervisionado I- elaboramos e desenvolvemos um projeto baseado em uma situação problema, vivenciada pelo grupo no campo de estágio. Nossos estudos foram realizados em uma escola pública periférica de Viçosa, MG. A maioria dos seus alunos possuem baixa condição socioeconômica e problemas no ambiente familiar, o que reflete nas dificuldades da equipe gestora em desenvolver ações para melhorar o rendimento escolar dos alunos. Em nosso primeiro contato com a escola ficou claro o desejo da professora de Ciências pelo laboratório de aula prática, já tendo conseguido materiais, reagentes e alguns aparelhos. O espaço físico do laboratório estava presente na escola, porém sem infraestrutura para seu funcionamento. O espaço, durante o período de estágio, estava cedido temporariamente para um órgão municipal, que se encontrava em reforma, para conseguir em troca parte da infraestrutura do laboratório. A motivação da professora e da escola nos entusiasmou e a demanda pelo laboratório passou a ser nossa problemática de estudo. Nesse contexto, o objetivo do projeto foi entender a percepção da professora e dos alunos da escola sobre aulas práticas em Ciências. Para tal, foram desenvolvidas conversas informais sistematizadas, entrevista semi-estruturada com a professora, questionários com cinco estudantes de cada turma do 6º ao 9º ano e observações diretas, nas mesmas turmas. A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo. A professora considerou como fundamental a relação entre as aulas teóricas e as aulas práticas para melhorar o processo de aprendizado do aluno. Considerou também um maior interesse dos alunos quando a aula vai para além do quadro e giz. Os assuntos mais relevantes em aula práticas, segundo a professora, são aqueles associados ao uso de microscópicos, pois fogem do cotidiano do aluno. Na abordagem dos alunos foram levantados os aspectos facilitadores no processo de ensino aprendizagem. Para 60% dos alunos a explicação da matéria facilita o entendimento; 10% argumentou que atividades como exercícios, montagem de maquetes e confecções de murais auxiliavam a compreensão dos conteúdos; 20% respondeu que experiências práticas e exemplos cotidianos (5%) são ferramentas que auxiliam a compreensão. Os estudantes também levantaram a interferência de aspectos relacionados à relação que estabelecem com o estudo como: ter disciplina (30%), tirar dúvidas (5%), estudar (5%) e fazer os trabalhos (10%), como fundamentais no processo de aprendizado. Assim, destaca-se, tanto no olhar da professora quanto nas situações de aprendizado citadas pelos estudantes, que a disciplina de Ciências carece de recursos visuais e ilustrações. O laboratório de Ciências da escola pode ser esse espaço interativo. No entanto, para consolidação do processo de ensino aprendizagem é necessário considerar a atuação do estudante de forma direta na construção do conhecimento no espaço que vem sendo pensado pela escola. |