Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6701

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nayara Macêdo de Lima Jardim
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Título "Sementes do mundo inteiro"
Resumo O projeto “Sementes do Mundo Inteiro” foi desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), com as crianças da sala 5, no período de maio a julho de 2016. O tema surgiu a partir do interesse e curiosidade das próprias crianças. Iniciamos o projeto com uma roda de conversa onde cada criança teve a oportunidade de levantar hipóteses acerca do que aconteceria com as sementes da laranja (coletadas no momento do lanche) se acrescentássemos a elas água e terra. A partir de tais hipóteses iniciamos as investigações. Tivemos como objetivo principal proporcionar às crianças conhecimentos e experiências acerca da germinação de sementes de frutas. Especificamente objetivamos: proporcionar às crianças situações/oportunidades para que pudessem formular perguntas, fazer previsões e estabelecer relações acerca da germinação de sementes de diversas frutas; desenvolver atividades, envolvendo a temática, que proporcionassem às crianças a aprendizagem da linguagem oral e escrita e de conceitos matemáticos; proporcionar às crianças o contato/exploração com variadas sementes de frutas, instigando-as a conhecerem as propriedades físicas das mesmas; incentivar e promover a participação e envolvimento das famílias das crianças neste projeto; possibilitar às crianças a representação dos conhecimentos construídos ao longo do projeto, por meio da expressão plástica, musical e dramática. Para alcançar tais objetivos utilizamos como metodologia as atividades lúdicas, ou seja, atividades que envolvem o jogo, brinquedo e brincadeira e imprescindivelmente a ação da criança. Desenvolvemos diversas atividades lúdicas, dentre elas citamos: roda de conversa: o que sabemos sobre as sementes?; história: eu nunca vou comer um tomate; banana tem semente?; recorte e colagem: as sementes; germinação do abacate; música: semente; frutas típicas do nordeste; plantio de sementes de: melão, melancia, laranja, mexerica, jenipapo, mamão, maçã; queria muito saber o que estou plantando; em busca de sementes; desenho: sementes do mundo inteiro; como germinar sementes de uva; qual é a fruta?; as sementes: cheio ou vazio?; contagem das sementes; observação da germinação da semente do abacate; vídeo: era uma vez uma semente; sequência lógica de plantas; modelagem das sementes; informativo das sementes; caça das sementes; excursão ao parques e jardins; escrita da história: a viagem da sementinha; cocção: banana assada; piquenique “sementes do mundo inteiro”; dentre outras. Como resultados acreditamos que alcançamos todos os objetivos propostos no referido projeto. Observamos a participação ativa das crianças em todas as etapas e acreditamos que as atividades proporcionaram prazer e satisfação a elas, além de aprendizagens relacionadas às linguagens: oral e escrita, matemática, ciências naturais e sociais, expressão plástica, musical e dramática.
Palavras-chave atividade lúdica, crianças, educação infantil.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,67 segundos.