Resumo |
O projeto “Sementes do Mundo Inteiro” foi desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), com as crianças da sala 5, no período de maio a julho de 2016. O tema surgiu a partir do interesse e curiosidade das próprias crianças. Iniciamos o projeto com uma roda de conversa onde cada criança teve a oportunidade de levantar hipóteses acerca do que aconteceria com as sementes da laranja (coletadas no momento do lanche) se acrescentássemos a elas água e terra. A partir de tais hipóteses iniciamos as investigações. Tivemos como objetivo principal proporcionar às crianças conhecimentos e experiências acerca da germinação de sementes de frutas. Especificamente objetivamos: proporcionar às crianças situações/oportunidades para que pudessem formular perguntas, fazer previsões e estabelecer relações acerca da germinação de sementes de diversas frutas; desenvolver atividades, envolvendo a temática, que proporcionassem às crianças a aprendizagem da linguagem oral e escrita e de conceitos matemáticos; proporcionar às crianças o contato/exploração com variadas sementes de frutas, instigando-as a conhecerem as propriedades físicas das mesmas; incentivar e promover a participação e envolvimento das famílias das crianças neste projeto; possibilitar às crianças a representação dos conhecimentos construídos ao longo do projeto, por meio da expressão plástica, musical e dramática. Para alcançar tais objetivos utilizamos como metodologia as atividades lúdicas, ou seja, atividades que envolvem o jogo, brinquedo e brincadeira e imprescindivelmente a ação da criança. Desenvolvemos diversas atividades lúdicas, dentre elas citamos: roda de conversa: o que sabemos sobre as sementes?; história: eu nunca vou comer um tomate; banana tem semente?; recorte e colagem: as sementes; germinação do abacate; música: semente; frutas típicas do nordeste; plantio de sementes de: melão, melancia, laranja, mexerica, jenipapo, mamão, maçã; queria muito saber o que estou plantando; em busca de sementes; desenho: sementes do mundo inteiro; como germinar sementes de uva; qual é a fruta?; as sementes: cheio ou vazio?; contagem das sementes; observação da germinação da semente do abacate; vídeo: era uma vez uma semente; sequência lógica de plantas; modelagem das sementes; informativo das sementes; caça das sementes; excursão ao parques e jardins; escrita da história: a viagem da sementinha; cocção: banana assada; piquenique “sementes do mundo inteiro”; dentre outras. Como resultados acreditamos que alcançamos todos os objetivos propostos no referido projeto. Observamos a participação ativa das crianças em todas as etapas e acreditamos que as atividades proporcionaram prazer e satisfação a elas, além de aprendizagens relacionadas às linguagens: oral e escrita, matemática, ciências naturais e sociais, expressão plástica, musical e dramática. |