Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6700

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Governador Ozanam Coelho
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Vanessa Mota Lopes Rampinelli
Orientador DANIELA GOMES ROSADO
Outros membros Victor Lana Gonçalves
Título A influência da tecnologia no lazer de escolares da Cidade de Ubá- MG
Resumo Resumo

Na sociedade contemporânea, a tecnologia e a internet tornam-se cada vez mais acessível à população brasileira. O computador, o celular e a televisão apresentam-se como instrumentos fundamentais de informação e diversão na atualidade. Nesta realidade, o lazer enquanto manifestação cultural, acompanha as transformações da sociedade. Por isso, o objetivo desse estudo é verificar a influência da tecnologia no lazer de escolares da cidade de Ubá - Minas Gerais. O lazer, esfera tão importante na vida das pessoas, necessita dos olhares atentos proporcionados pela análise acadêmica, deste modo acreditamos que esta pesquisa contribuirá para um melhor entendimento dos efeitos que a tecnologia pode produzir nas práticas de lazer dos escolares de Ubá. Além desse elemento fundante do estudo, poderá se reforçar as concepções do que é o lazer, e, ainda, apresentar a diversidade como um viés interessante e necessário para o divertimento. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva de corte transversal em duas escolas públicas e duas escolas particulares do município de Ubá – MG. A amostra foi composta por 100 crianças e adolescentes regularmente nas escolas selecionadas, nas series de 6° a 9° ano, sendo 50 de escolas públicas e 50 de privadas. A pesquisa atendeu
a todos os critérios éticos necessários e a coleta dos dados foi iniciada em maio de 2016 após a assinatura do Termo de Autorização das Escolas, do Termo de Assentimento e o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os voluntários do estudo preencheram o questionário de classificação socioeconômica da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e em seguida responderam a 11 questões sobre lazer, interesses
culturais e tecnologia. Os dados foram tabulados e seguiu-se a análise dos mesmos. Os resultados parciais apontam que não houve diferença significa entre as vivências de
lazer dos alunos das escolas públicas e das escolas privadas e que a tecnologia influencia as práticas de ambos os públicos. Quanto as opções de lazer dos alunos, foi possível verificar que o interesse virtual foi o conteúdo cultural que predominou no tempo de vivência dos mesmos. Reitera-se que este é um trabalho ainda andamento e que novas análises poderão ser feitas a partir dos dados coletados.
Palavras-chave Lazer, virtual, tecnologia
Forma de apresentação..... Painel
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