ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Faculdade Governador Ozanam Coelho |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Esporte, saúde e lazer |
Setor | Departamento de Educação Física |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Vanessa Mota Lopes Rampinelli |
Orientador | DANIELA GOMES ROSADO |
Outros membros | Victor Lana Gonçalves |
Título | A influência da tecnologia no lazer de escolares da Cidade de Ubá- MG |
Resumo | Resumo Na sociedade contemporânea, a tecnologia e a internet tornam-se cada vez mais acessível à população brasileira. O computador, o celular e a televisão apresentam-se como instrumentos fundamentais de informação e diversão na atualidade. Nesta realidade, o lazer enquanto manifestação cultural, acompanha as transformações da sociedade. Por isso, o objetivo desse estudo é verificar a influência da tecnologia no lazer de escolares da cidade de Ubá - Minas Gerais. O lazer, esfera tão importante na vida das pessoas, necessita dos olhares atentos proporcionados pela análise acadêmica, deste modo acreditamos que esta pesquisa contribuirá para um melhor entendimento dos efeitos que a tecnologia pode produzir nas práticas de lazer dos escolares de Ubá. Além desse elemento fundante do estudo, poderá se reforçar as concepções do que é o lazer, e, ainda, apresentar a diversidade como um viés interessante e necessário para o divertimento. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva de corte transversal em duas escolas públicas e duas escolas particulares do município de Ubá – MG. A amostra foi composta por 100 crianças e adolescentes regularmente nas escolas selecionadas, nas series de 6° a 9° ano, sendo 50 de escolas públicas e 50 de privadas. A pesquisa atendeu a todos os critérios éticos necessários e a coleta dos dados foi iniciada em maio de 2016 após a assinatura do Termo de Autorização das Escolas, do Termo de Assentimento e o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os voluntários do estudo preencheram o questionário de classificação socioeconômica da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e em seguida responderam a 11 questões sobre lazer, interesses culturais e tecnologia. Os dados foram tabulados e seguiu-se a análise dos mesmos. Os resultados parciais apontam que não houve diferença significa entre as vivências de lazer dos alunos das escolas públicas e das escolas privadas e que a tecnologia influencia as práticas de ambos os públicos. Quanto as opções de lazer dos alunos, foi possível verificar que o interesse virtual foi o conteúdo cultural que predominou no tempo de vivência dos mesmos. Reitera-se que este é um trabalho ainda andamento e que novas análises poderão ser feitas a partir dos dados coletados. |
Palavras-chave | Lazer, virtual, tecnologia |
Forma de apresentação..... | Painel |