Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6696

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriella Carlos Santos
Orientador LEANDRO DAVID WENCESLAU
Outros membros Alicia Garcia Goncalves, Anna Paula de Lima Feliciano Leite, Antonio Aparecido Branco Júnior, Bruna Pereira de Oliveira, Driele de Freitas Parma, Flavio Marques Andreon, Luiza de Alcantara Dutra, Savio Marques de Souza
Título Cuidando do Ursinho: brincar, aprender e desconstruir na educação em saúde
Resumo A observação dos resultados positivos obtidos nas experiências em 2015 das atividades educativas realizadas com crianças, envolvendo uma “consulta” de um ursinho de pelúcia com acolhimento, orientações sobre higiene e alimentação, exames e curativos, permitiu o desenvolvimento de uma ação longitudinal, baseada na educação popular, que reinventasse a relação entre as crianças e os profissionais de saúde, assim como a percepção e os conhecimentos delas acerca dos cuidados à saúde. Este trabalho visa relatar o conjunto dessas experiências que culminou na criação do projeto de extensão “Cuidando do Ursinho: brincar, aprender e desconstruir na educação em saúde”, que aguarda a aprovação pela universidade. Desenvolvidas ao longo do semestre, as atividades educativas foram realizadas na escola municipal Padre Francisco José da Silva no bairro de Nova Viçosa com 49 crianças de duas turmas do 2º ano do ensino fundamental, por uma equipe de 34 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Pedagogia. Os objetivos foram voltados para a desconstrução do medo do profissional de saúde; para a construção de conhecimentos acerca do SUS; para a aproximação entre saberes e para a integração entre aprendizado escolar e cuidado em saúde. Visando isso, a primeira etapa foi o reconhecimento da unidade de saúde, da comunidade e da escola. Após esse passo, cada criança ganhou um bichinho de pelúcia com seu respectivo cartão SUS, para receber uma “consulta”, assim como era realizado em atividades anteriores. Semanalmente, então, alternando nas terças e sextas, os grupos, acompanhados pela supervisão das professoras, desenvolveram atividades sobre os seguintes temas: “O que é UBS e quem trabalha lá?”; “Conhecendo o corpo”; “ Dengue” e “ Atividade Física”. Todas as temáticas foram realizadas com diversas abordagens e de forma lúdica, fomentando nas crianças o espírito de cuidadoras do ursinho. Foram usados teatro, paródia, danças, brincadeiras com bambolê e corda, gincanas e outras atividades interativas que permitissem o compartilhamento dos conhecimentos das crianças e estudantes e, sobretudo, a construção de novos saberes de forma divertida e ativa. Além disso, visando a união com a alfabetização e a socialização, as atividades também envolviam noções de lateralidade (esquerda/direita) sobre os órgãos do corpo; operações matemáticas com as gincanas; leitura nas diversas abordagens temáticas; trabalho em equipe e respeito às regras. Como tentativa de aproximar o vínculo com a UBS foi criado um espaço para as crianças no posto com mesa, painel, livros e lápis de cor. Em todos os momentos as crianças participaram e demonstraram estarem divertindo-se, aprendendo e construindo novas experiências e sensações. Ademais,as professoras também usaram o que era realizado para trabalhar suas próprias atividades,permitindo uma sincronização de conteúdos e a aplicabilidade do projeto de forma efetiva na consolidação do aprendizado.
Palavras-chave Educação em saúde, Promoção de saúde, Saúde da Criança
Forma de apresentação..... Painel
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