ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor | Departamento de Matemática |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Solaine Maria Monteiro |
Orientador | MERCIO BOTELHO FARIA |
Outros membros | Fernanda Felipe Pereira, Taires Simone de Oliveira |
Título | Gincana Interdisciplinar como espaço de Aprendizagem Ativa |
Resumo | A necessidade de uma maior interação entre as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar mostrou a dificuldade encontrada para trabalhar a interdisciplinaridade. Com o intuito de minimizar a carência encontrada elaboramos a 1ª gincana interdisciplinar da EEJLF (Escola Estadual José Lourenço de Freitas). A gincana interdisciplinar foi construída, pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Matemática da UFV em parceria com a EEJLF, localizada na Praça Luiza Rodrigues Lopes, 35 Centro - São José do Triunfo (Viçosa-MG), como um recurso pedagógico para além dos moldes clássicos de educação, oferecer uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, trabalho em grupo, cooperação, visando construir aprendizagens de uma maneira diferente e dinâmica. Com o auxílio dos PIBIDs de sociologia, biologia, geografia e física buscamos valorizar e aproximar todas as disciplinas e oportunizar aos alunos a conexão de conhecimentos que, não raras vezes, são vistos de forma fragmentada, possibilitando a troca de experiências e socialização entre bolsista do PIBID, alunos, professores, comunidade e escola promovendo um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem significativa. A gincana foi composta por um conjunto de atividades lúdicas, físicas e intelectuais tais como elaboração de uma parodia com o tema “meio ambiente e a importância da água”, soletrando, corrida do ovo, torta na cara. As atividades da gincana ocorreram dia 19/11/2015, ocupando a parte da manhã. A 1ª edição da Gincana Interdisciplinar reuniu um conjunto de atividades envolvendo eventos de competição e aptidão, individuais e coletivas, inspirada na competitividade e no conhecimento adquirido, culminando em um momento interessante, divertido e desafiador. Para análise da efetividade do trabalho proposto e como todos os atores estavam envolvidos de forma direta ou indireta na gincana, o ato de participar e observar a atuação dos alunos, professores e bolsistas pareceu lógico. Nesse sentido a observação participante proporcionou o entendimento dos significados supostamente ocultos e norteou as discussões, propostas de melhorias e a proposta de um novo projeto. A gincana proporcionou a participação efetiva dos estudantes do ensino fundamental e médio, dos professores e bolsistas PIBID, além da apropriação do espaço de aprendizagem e de diversão. A interação dos estudantes as atividades ultrapassou o espaço físico da sala de aula e proporcionou a vivencia da educação participativa, gerando integração e um espaço de conhecimento. Portanto, além de sua importância para a aprendizagem, a gincana serviu como uma forma de promover interação entre os bolsistas das diferentes licenciaturas, estudantes e escola, sendo um espaço não só de adquirir conhecimentos, mas também para mostrar que o mais importante é aprender, superar obstáculos e divertir. |
Palavras-chave | Gincana, Interdisciplinaridade, Interação |
Forma de apresentação..... | Painel |