Resumo |
Esta disciplina existe no Cursinho popular DCE/UFV desde o ano de 2003 denominando-se inicialmente com o nome "Ética e Cidadania" e passou a ser chamada "Cultura e Cidadania" a partir do ano de 2012. Inicialmente concebida como uma disciplina, passou a projeto com atribuições tanto em sala de aula com os educandas/os, quanto em reuniões com educadoras/es, na construção de espaços de formação para os integrantes do Cursinho Pupular DCE/UFV. A disciplina funciona como articuladora das disciplinas curriculares, utilizando-se da metodologia qualitativa, envolvendo estratégias de discussões, interpretações, organização participativa, formação política, social e cultural, possibilitando a/o educanda/o contato com várias temáticas históricas e atuais necessárias à formação ampla, nas dimensões técnica e humanística. A disciplina busca também fomentar opinião política, instigando as/os educandas/os a se tornarem mais críticas/os quanto a situações da vida, correlacionando seus saberes aos temas que poderão ser abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Funciona como uma importante mediação de aprendizagens e formação de estudantes de graduação da UFV, envolvidos no projeto, por meio do contato com as práticas educativas e a formulação e práticas de novas metodologias de ensino. O público que frequenta o cursinho é diversificado composto por trabalhadores/as da Zona da Mata Mineira. O projeto utiliza estratégias de aprendizagens como, aulas expositivas, círculos de cultura, cine debates, dinâmicas de interação e promoção de debates variados, buscando sempre a articulação do vivido/experienciado nos movimentos sociais e em outros espaços com os conteúdos propostos. Trabalhando uma lógica questionadora e provocativa a disciplina propõe partir do cotidiano para a compreensão das mediações sociais, de modo interdisciplinar, para entender as desigualdades sociais produzidas pelos grupos dominantes. As dinâmicas metodologias e conteúdos aplicados no projeto estão sempre em constantes modificações, acompanhando as necessidades do ENEM, a realidade social e as experiências dos/as educandos/as. |