Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6671

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Departamento de Fitotecnia
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Sergio Barbosa Ferreira Rocha
Orientador RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS
Outros membros RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS
Título ACÚMULO DE NUTRIENTES E PRODUÇÃO DE SEMENTES DE DIFERENTES ESPÉCIES DE Crotalária sp. EM DUAS ÉPOCAS DE CULTIVO
Resumo A utilização de adubação verde como uma alternativa à utilização de fertilizantes nitrogenados sintéticos responsáveis por altos custos econômicos apresenta-se como uma prática importante nos sistemas agrícolas, contribuindo com o aumento da matéria orgânica do solo, promovendo a reciclagem de nutrientes, a melhoria da microbiota do solo e o consequente aumento da qualidade das características gerais do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o acúmulo de nutrientes e produção de sementes de espécies de Crotalaria sp. em duas épocas de cultivo.
O experimento foi realizado na área experimental do Laboratório de Agroecologia localizada na Horta Velha, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. As espécies de Crotalária avaliadas foram: C. juncea, C. ochroleuca, C. spectabilis, C. breviflora, C. paulina e C. mucronata. A semeadura foi realizada em fevereiro e setembro de 2015. Os nutrientes avaliados foram: N, P, K, Ca e Mg. O início das avaliações se deu 30 dias após a semeadura. As sementes de C. Juncea foram avaliadas quanto a temperatura de secagem, método de secagem (dentro ou fora das vagens) e a influência do vigor na produção de biomassa. Estas avaliações foram feitas quando as plantas estavam com 40, 60, 80 e 100% das vagens secas. Para as avaliações da qualidade das sementes foram avaliados a germinação e o vigor das sementes, através da contagem da primeira germinação e do percentual e velocidade de emergência. (IVE). O desenvolvimento e crescimentos das espécies durante a primeira época de plantio foi superior para quase todos os fatores: matéria seca e acúmulo de nutrientes. Apenas para acúmulo de N a espécie C. spectabilis apresentou, na segunda época de plantio, o segundo melhor desempenho para acúmulo deste nutriente mesmo quando comparado com as demais espécies e épocas de plantio.
Na primeira época de plantio (plantio tardio) as plantas começaram a secar devido a época do ano que não é favorável para a cultura. As espécies de crotalária utilizadas são variedades de verão e a primeira época de plantio coincidiu com a estação de outono. As plantas começaram a entrar em senescência e ocorreu a redução da quantidade de matéria seca e de nutrientes. Para a utilização das plantas como adubo verde o ideal é que as mesmas sejam cortadas antes do inicio deste processo. Porém o plantio tardio demonstrou ótimos resultados para a nutrição das plantas conforme os resultados apresentados.
O processo de secagem das sementes dentro da vagem melhorou a qualidade das sementes e as sementes secas artificialmente à 35ºC ou 45ºC apresentaram qualidade superior às sementes secas à sombra. Tanto o desenvolvimento das plantas como a produção de biomassa foram influenciados pelo vigor das sementes.
Palavras-chave adubação verde, acúmulo de nutritens, qualidade de sementes
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.