Resumo |
De acordo com uma visão geral referente ao fazer arquitetônico recorrente nos últimos trinta anos, observou-se que a complexidade da arquitetura existe tanto na composição formal quanto na funcionalidade. Também, o fato de a arquitetura servir às pessoas, levando em conta suas particularidades culturais e sociais, exibiu sua multidisciplinaridade em uma escala mundial e evidenciou a necessidade constante de estudos e de reflexões. Diante disso, o intuito desta pesquisa foi o de colaborar para o processo de reformulação da grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU/UFV), a partir do estudo, análise e impacto da composição formal desenvolvida nas disciplinas de Plástica I e II, e de sua contribuição para a prática projetual. Pretende-se, ainda, cooperar para a integração dessas disciplinas, vista a necessidade de gerar novos conhecimentos na área e de compartilha-los. A metodologia desta pesquisa teve caráter exploratório-descritivo e os métodos utilizados visaram gerar conhecimento sobre formas de integração da composição formal, a qual é discutida e explorada nas disciplinas de Plástica I e Plástica II, a fim de contribuir para um maior diálogo com a disciplina de Projeto e colaborar para a reformulação do sistema de aprendizagem-ensino do DAU/UFV. Para isso, pretendeu-se elaborar entrevistas e discussões relacionadas à composição formal e ao processo de ensino/aprendizagem, contribuindo assim para o constante e fundamental processo de revisão dos temas da arquitetura e do urbanismo, os quais são estabelecidos em prol da formação multidisciplinar exigida para o arquiteto contemporâneo. Como resultados alcançados viu-se que ainda há necessidade de desenvolver um enfoque mais especulativo e criativo ao currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV. Por isso, o estudo feito propôs principalmente experimentar a integração das disciplinas de Plástica I, Plástica II à prática projetual. Conclui-se que os efeitos mais positivos dessa experiência estejam relacionados aos professores destas disciplinas estarem presentes nas aulas das disciplinas em questão e os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos de uma em outra. Entrevistas com o corpo docente e discente mostraram que o estudo formal desenvolvido nas disciplinas de Plástica contribuiu para a compreensão do estudo volumétrico que é aplicado nas disciplinas de projeto. Ainda, as ideias difundidas nas disciplinas de Plástica ajudaram na desconstrução do pensamento que os alunos traziam consigo anteriormente a este contato, contribuindo para um olhar mais sensível e crítico quanto à forma de se fazer arquitetura. |