Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6653

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Fluidos e fenômenos de transporte
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Lucas Calvi Piazzarolo
Orientador RICARDO CAPUCIO DE RESENDE
Outros membros ALVARO MESSIAS BIGONHA TIBIRIÇA, HENRIQUE MARCIO PEREIRA ROSA, JULIO CESAR COSTA CAMPOS
Título Simulação CFD de Turbo-Bombas
Resumo As bombas centrífugas, também chamadas de turbobombas, desempenham um papel fundamental no uso doméstico e industrial. Sem elas, o transporte de fluidos para diferentes níveis seria muito mais trabalhoso e o custo dessa operação seria muito mais elevado.
O principal componente deste tipo de equipamentos é o rotor, que é um conjunto de pás ou palhetas que impulsionam o líquido que passa por ele. Através da rotação deste, são geradas as forças que são desenvolvidas na massa líquida.

Além do rotor, outro importante componente das turbobombas é a voluta. Esta é uma carcaça estacionária em forma de caracol. A principal função da voluta, além do direcionamento do fluxo, é a conversão da parcela dinâmica da energia do fluido em energia estática, aumentando assim a carga de elevação do fluido.
Nos últimos tempos, a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD – Computer Fluid Dynamics) vem se destacando, pois as simulações numéricas possuem um grande potencial para predizer o desempenho e fornecer um quadro completo do funcionamento do equipamento, antes da produção e implantação do sistema, gerando assim uma economia de tempo e recursos financeiros.
Este trabalho buscou mostrar a importância das ferramentas de modelagem e simulação CFD no projeto de uma bomba centrífuga e verificar a diferença nos resultados da simulação do rotor com a simulação da bomba completa. Isso foi possível pois, através das simulações, é obtido um quadro completo do desempenho e das perdas de energia da máquina, podendo assim serem buscadas melhorias no projeto, como condições de operação e variações geométricas, a fim de atender os requisitos de funcionamento da instalação estudada. A geometria da bomba simulada foi obtida com base em um artigo científico analisado, juntamente com a teoria das turbomáquinas.
Após as simulações, como resultados, a comparação entre as curvas de altura útil do rotor com a da bomba mostra que o rotor apresenta maior altura útil total, porém, quando a voluta é inserida, a pressão estática é elevada devido à recuperação da parcela dinâmica de energia. Esta parcela não é inteiramente recuperada, pois ocorrem muitas perdas quando a voluta é inserida, o que a torna um “mal necessário”, que é fundamental para o correto funcionamento da máquina, porém leva a grandes perdas de pressão e, consequentemente, da capacidade de elevação de água da bomba.
As distribuições de pressão, contornos de velocidade e vetores de velocidade apresentadas mostraram-se coerentes com o que era esperado teoricamente. Foram observadas áreas de recirculação em algumas partes do rotor e principalmente na saída da voluta.

Comparando as curvas de rendimento hidráulico dos dois modelos, o modelo com a voluta apresentou maior rendimento para a maior parte da faixa das vazões, mostrando-se menos eficiente apenas para vazões muito elevadas, que não seriam utilizadas em um projeto real da bomba estudada.
Palavras-chave Bomba centrífuga, CFD, Rotor
Forma de apresentação..... Painel
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