Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6652

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Carina Ribas Monteiro
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Denise Carla Lourenço, Ivanete Macedo de Freitas, Vicente Wagner Dias Casali
Título Ensino e partilha de conhecimentos sobre homeopatia, plantas medicinais e agroecologia na educação do campo
Resumo RESUMO: Partilhar saberes é caminho de promover a construção participativa de novos conhecimentos que integram informações populares e científicas. Divulgar conhecimentos é meio de retornar a sociedade os resultados das pesquisas realizadas nas Universidades que resgata, promove e qualifica as práticas populares, bem como contribui com a preservação do direito público de uso. Este projeto tem como objetivos: o resgate e a preservação dos conhecimentos e dos recursos naturais, a divulgação dos resultados das pesquisas e das tecnologias sociais, o emponderamento e autonomia das famílias do campo, a agricultura saudável e a qualidade de vida e ambiental. Este projeto também objetiva promover o ensino aprendizagem significativo das Ciências da Natureza na Educação do Campo. O público alvo são os (as) educandos (as) de Licenciatura em Educação do Campo da UFV (Licena) e suas comunidades, bem como estudantes de ensino médio e fundamental das escolas do campo e da cidade. As ações se dão por meio de oficinas, cursos, encontros, seminários e estágios de vivência. Educadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFV, bem como famílias agrícolas atuam como instrutores e palestrantes. Nos eventos são distribuídos cadernos temáticos produzidos pelo Programa de Extensão do Departamento de Fitotecnia/UFV. Em alguns eventos são aplicados questionários avaliativos a fim de diagnosticar o impacto das ações do projeto bem como servem à reflexão sobre a qualidade das ações e replanejamento. Os participantes são certificados pelo Departamento de Educação da UFV. As ações iniciaram em fevereiro de 2016. Até o momento já foram realizados: 7 oficinas e 1 Seminário. Foram certificados 175 participantes. O projeto está oferecendo 4 turmas do curso: “Homeopatia na Agricultura Saudável” nos seguintes locais: Escola Nacional de Energia Popular em Viçosa/MG; Escola Estadual 1˚ de Junho em Tumiritinga/MG; Escola Família Agrícola de Acaiaca em Acaiaca/MG e Escola Família Puris em Araponga/MG. No período de maio a junho de 2016 foi oferecido o Estágio de Vivência em Tecnologias Sociais, no sítio Lótus no distrito de Cachoeira de Santa Cruz. No II semestre será oferecido o Estágio de Vivência em Plantas Medicinais no Grupo Entre Folhas-Plantas. Foi realizado levantamento de escolas do campo situadas nas comunidades dos estudantes da Licena as quais estão recebendo coleções de cadernos temáticos para colaborar com o ensino aprendizagem das Ciências da Natureza. As ações deste projeto tem favorecido a percepção do potencial da Homeopatia, das Plantas Medicinais e da Agroecologia em: aproximar e integrar conhecimentos acadêmicos e populares; aproximar Instituições de Ensino às comunidades, favorecendo a pesquisa e a extensão com compromisso social e ambiental; promovendo o aprendizado significativo, a mudança de paradigma e a adoção e inserção dos aprendizados na prática, favorecendo o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Palavras-chave Educação, meio ambiente, equilibrio
Forma de apresentação..... Painel
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