Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6644

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Larissa Eustaquio da Silva
Orientador SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA
Outros membros Gislaine da Silva Oliveira, Leydiane Ribeiro da Conceicao, Lorrayne Priscila Drumond Vilas Boas Tavares, Luana Fernandes Silva Paes, Luanne Aparecida Vilela Lima, Mariana de Paula Oliveira, Raquel Maria de Oliveira, Taise Aparecida de Oliveira
Título A experiência do feijão transgênico, volume 2.
Resumo Os alimentos trangênicos estão cada vez mais comuns nas mesas das famílias, que porventura na maioria das vezes, não têm o conhecimento desta biotecnologia, portanto não possuem uma seleção para tal consumo. E a falta de organização deste conhecimento gera muitas vezes incapacidade de efetivar o processo decisório para o consumo consciente, no qual espera-se que, os pontos positivos ou negativos sobre os produtos transgênicos sejam apresentados de forma clara a esse consumidor. A proposta deste estudo foi implementar ações que favorecessem a identificação do conhecimento dos alunos de escolas do ensino médio da cidade de Viçosa-MG, quanto as pesquisas sobre transgênicos. As estratégias para o estudo apoiaram-se na organização do conhecimento e na disponibilização do mesmo para que este atuasse como facilitador na tomada de decisão no consumo. O resultado rendeu como produto final o segundo volume do livro Série Divulgação da Ciência, focado na tecnologia do “feijão transgênico”, evidenciando o que pensavam sobre tal tecnologia e como ela pode afetar o cotidiano pessoal e familiar. Tal estudo ocorreu em parceria com o INCTIPP (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Interações Planta Praga da UFV) e COLUNI (Colégio de Aplicação da UFV). A amostra foi composta por 134 alunos dos terceiros anos da referida Escola. Os alunos interessados em participar, no ano de 2014, elaboraram “artigo de opinião” durante as atividades de Português e Biologia, e apresentaram em seus textos, a “opinião” sobre a tecnologia do feijão transgênico. Os textos buscaram discutir como tal tecnologia poderia afetar o cotidiano das famílias. A atividade permitiu a socialização das diferentes “opiniões” que resultou na estruturação do volume 2 da “Série Divulgação da Ciência” que recebeu o título: “Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato!..” Pesquisa sobre transgênicos: Elas influenciam o cotidiano das famílias? O caso do feijão transgênico. Acredita-se que o livro contribuiu na promoção de uma maior reflexão, conscientização e conhecimento sobre a temática alimentos transgênicos no cotidiano das famílias, após há constatação de que se tornam mais constantes na mesa do brasileiro. A “Série Divulgação da Ciência” se apresentou como um bom instrumento de popularização do conhecimento científico, e também de orientação e informação aos consumidores para o ato de consumir, tornando-os mais empoderados para o processo de tomada de decisão. Processo esse que se coloca como mais eficaz e eficiente a partir do acesso à informação.
Palavras-chave Educação do consumidor, transgênico, feijão transgênico
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.