Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6641

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Silvânia Medina de Souza
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Amanda Martins Lopes, Amariles Viega Silva, Edimara Aparecida Buonicontro, LUANA VIEIRA TOLEDO
Título Assistência de enfermagem ao portador de complicações decorrentes do Diabetes Mellitus: promovendo saúde e prevenindo agravos
Resumo Introdução: O Diabetes Mellitus é considerado como um prevalente problema de saúde pública que, quando não tratado, evolui para complicações que afetam aspectos biopsicossociais dos indivíduos, destacando-se as lesões vasculares e neuropáticas. Nesse contexto, o projeto de extensão intitulado “promoção da saúde e prevenção de agravos em lesões cutâneas em pacientes diabéticos no Centro de Atenção à Saúde (HIPERDIA), Viçosa (MG)”, desenvolvido por docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) busca promover um cuidado integral aos indivíduos portadores de complicações decorrentes do Diabetes Mellitus em um Centro de Referência Secundária. Objetivo: Relatar a experiência dos discentes do curso de enfermagem na participação do projeto de assistência aos pacientes portadores de complicações decorrentes do Diabetes Mellitus. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo relatando a experiência dos discentes inseridos no projeto de extensão cujas atividades são desenvolvidas em um Centro de Referência Secundária à Saúde. As ações realizadas foram iniciadas em 2012, contando com a participação de quatro docentes e quatro discentes do curso de enfermagem. Estas atividades compreendem momentos de acolhimento aos clientes, atividades educativas, consultas de enfermagem, tratamento de úlceras crônicas, aplicação de testes Screening e Índice Tornozelo-Braço, além de pesquisas científicas com a população atendida. Resultados: As ações desenvolvidas são de grande relevância para a formação dos estudantes, pois a partir da atuação no serviço especializado direcionado ao tratamento de diabéticos, os alunos podem ampliar o conhecimento teórico-prático além de fortalecerem a capacidade de desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Ressalta-se que as ações oferecidas pelos acadêmicos de enfermagem apresentam impacto na qualidade da assistência oferecida aos pacientes atendidos pelo serviço, ao passo que o atendimento realizado por eles é baseado em um plano de cuidados individualizado, planejado a partir da identificação dos principais problemas e tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida do portador de diabetes. Dentre os atendimentos realizados no centro de referência, observou-se uma alta prevalência de complicações vasculares e neuropáticas associadas a não adesão ao tratamento. Diante disso, as ações do projeto se direcionaram a viabilizar, por meio de uma educação em saúde problematizadora e dialógica, intervenções voltadas à realidade destes indivíduos, refletindo na adoção de hábitos de vida mais saudáveis e na cicatrização de feridas crônicas. Conclusão: O projeto tem contribuído para a melhoria da saúde dos clientes e para a formação e integração acadêmica, subsidiando pesquisas científicas e sedimentando o conhecimento teórico-prático dos futuros profissionais.
Palavras-chave Enfermagem, Diabetes Mellitus, Promoção da Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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