Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6634

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Henrique Barbosa da Silva
Orientador IZABEL REGINA DOS SANTOS COSTA MALDONADO
Outros membros Wanderson Valente dos Santos
Título PROEXT “Viva a Vida”: atuação do projeto na Escola Estadual Alice Loureiro
Resumo O projeto PROEXT “Viva a vida" tem por objetivos promover a sedimentação do aprendizado e aproximar o conhecimento biológico do cotidiano dos alunos. Neste sentido, atuamos na Escola Estadual Alice Loureiro em Viçosa (Minas Gerais) no Bairro Silvestre, com atividades como visitas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), aulas práticas de biologia em sala de aula, atendimentos individualizados a alunos, aulas lúdicas e temáticas. Para verificarmos a ação do projeto na escola, foi aplicado um questionário semiestruturado a 60 alunos, contendo duas perguntas relativas ao que está sendo realizado. Assim, pudemos verificar e discutir as respostas dos alunos em relação às seguintes questões: 1) “O que poderia ser melhorado no projeto? a) mais atividades externas (por exemplo, visitas a unidades de educação não formal); b) mais aulas práticas; c) mais conexão com aquilo que o Professor de Biologia está trabalhando; d) fazer um jornal para a Escola e) mais visitas na UFV; f) palestra(s) sobre os cursos de graduação oferecidos na UFV” e 2) “Através do ‘Viva a Vida’, eu: a) percebi que a biologia está sempre presente no nosso cotidiano; b) percebi que a biologia não é somente "decoreba" c) passei a ter maior interesse pela biologia; d) continuei não gostando de Biologia; e) passei a prestar mais atenção em certas reportagens da mídia; f) outra - Explique:” Ressaltamos que nestas questões os estudantes poderiam marcar mais de uma resposta. Assim, na questão 1) obtivemos a) 43% b) 59% c) 11% d) 5% e) 79% f) 23%. Já para a questão 2: a) 84% b) 39% c) 43% d) 7% e) 0 f) 4% (exemplo de explicação: “continuo gostando de biologia”). Verificamos que para a maioria dos alunos, o projeto deveria realizar mais visitas à universidade e outros espaços de educação não formal, além de realizar mais aulas práticas. Este dado servirá para aprimorarmos o nosso trabalho na escola, visando melhor atender os alunos. De maneira geral, acreditamos que o projeto “Viva Vida” está cumprindo com o seu objetivo, uma vez que muitos estudantes relataram que o projeto trouxe para eles a percepção de que a biologia está sempre presente no cotidiano. Além disso, verificamos que estabelecemos uma boa parceria com a escola, sendo o nosso trabalho importante para os alunos, pois muitos relatam mudanças na postura em relação ao conteúdo de biologia.
Palavras-chave Educação, Ensino de Biologia, Métodos de ensino
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.