Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6633

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves
Orientador CHARLEY PEREIRA SOARES
Título CELIB: formação de professores de Libras
Resumo O reconhecimento legal da Libras – Língua Brasileira de Sinais - como uma língua própria das comunidades surdas brasileiras ressalta a necessidade de interação entre surdos e ouvintes mediada pela língua de sinais. A partir dessa motivação necessidade surgiu em 2011 o Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB), junto ao Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Este tem por objetivo o ensino/aprendizagem da Língua de Sinais para ouvintes, como segunda língua e como forma de comunicação com a comunidade surda, além de ser um modo de inclusão social e escolar. O CELIB oferece cursos regulares de Libras em diferentes níveis e atividades além de promover cursos eventuais para fins específicos. Além do mais, o curso tem o intuito de proporcionar a troca de experiências vivenciadas em relação a Libras aos alunos e a oportunidade de estágio para os estudantes de graduação em Letras e outros cursos. Percebemos o curso de extensão em Libras como um espaço de treinamento e orientação adequados para desenvolver estágios curriculares e extracurriculares com a finalidade de formar professores melhores capacitados, além de exercer um papel fundamental no que se refere à interação entre surdos e ouvintes, uma vez que, durante as aulas, contamos com a presença de participação da comunidade surda. Ao longo do projeto realizamos diversas atividades que nos permitiu várias experiências e andamento do curso. Tivemos reuniões do grupo com a presença do orientador/coordenador para orientação na organização do cronograma e planos de aula com as devidas atividades a serem desenvolvidas durante o semestre; discutimos sobre as atividades que estão sendo feitas durante as aulas e avaliação do cronograma do curso; a realização das aulas semanalmente, com turmas de nível I, II, e II. com a carga horária de 3 horas semanais; construímos materiais lúdicos para serem desenvolvidos dentro da sala para facilitar no ensino/aprendizagem da Libras; realizamos um grupo de estudos sobre metodologias com enfoque na formação de professores de Libras. Em meio aos resultados alcançados ao longo do projeto, podemos mencionar que, conseguimos oferecer cursos regulares de Língua Brasileira de Sinais nos referidos níveis. No decorrer do curso analisamos que tivemos uma grande procura dos alunos da universidade e da comunidade em aprender a Libras, a partir dos minicursos oferecidos. A satisfação dos alunos vem a contribuir na formação do acadêmico e da comunicação referente à língua. Portanto, o projeto nos possibilitou experiências de suma importância para a nossa formação enquanto acadêmicos e futuros professores de letras de iniciar um estágio e de outros cursos da UFV, bem como a formação dos professores para um mercado de trabalho e forma de comunicação com a comunidade surda.
Palavras-chave Libras, formação de professores, inclusão
Forma de apresentação..... Painel
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