Resumo |
Introdução:A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema de saúde pública, de maior prevalência entre os homens e com causas multifatoriais.É considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares,acarretando consequências graves à saúde,causando alterações metabólicas no organismo.O acompanhamento de pacientes portadores desse agravo se faz importante na redução das incapacidades e no aumento da qualidade de vida.A enfermagem tem papel fundamental nesse processo por meio da consulta de enfermagem (CE) e das atividades educativas que ela proporciona. A CE se torna uma oportunidade para a estimulação desses indivíduos na manutenção da independência e da autonomia, tornando-se protagonistas de seu processo saúde-doença. A extensão universitária utilizou a assistência de enfermagem enquanto estratégia de atividade de educação em saúde dentro do processo de trabalho, buscando a prevenção de complicações, a promoção da saúde, bem como o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Objetivo: Relatar a experiência de atividades educativas durante a assistência de enfermagem ao paciente hipertenso realizadas em um projeto de extensão. Principais ações: As atividades de assistência de enfermagem e educação em saúde aconteceram com usuários hipertensos cadastrados na unidade de saúde, no período de 2013 a 2015, onde as consultas foram previamente agendadas entre os envolvidos no projeto e a unidade de saúde. Em primeiro momento, foi realizada uma revisão teórica sobre os assuntos gerais relacionados à HAS, seguido por elaboração do material educativo.A maioria das ações educativas foi feita de forma individual, durante a consulta de enfermagem, após aplicação do instrumento de coleta de dados e realização do exame físico, sendo norteadas pela abordagem de ensino onde a troca de saberes científicos e populares está sempre baseado no diálogo.Durante a CE temas referentes à promoção de saúde, prevenção de agravos,adesão ao tratamento medicamentoso ou não, autocuidado, estilos de vida saudáveis e tratamento da HAS foram abordados.Resultados alcançados:A enfermagem teve um papel fundamental no processo de educação em saúde,atuando como agente motivador do indivíduo em questões relacionadas ao controle da HAS, envolvendo o usuário no processo terapêutico, objetivando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas.A informação aos hipertensos de fatores de risco entendidos como modificáveis, e a inclusão de alguns hábitos saudáveis, possibilitaram a esses sujeitos uma oportunidade de melhoria na qualidade de vida e uma consequente redução nos níveis pressóricos.Conclusão:Por fim,as atividades de educação em saúde realizadas durante a consulta de enfermagem permitem aos envolvidos maior vínculo com os usuários. As ações educativas tornam-se fortes aliadas na promoção da saúde, prevenção de agravos e controle da HAS neste cenário, mesmo que realizadas individualmente. |