Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6626

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Rejany Rodrigues Fontes
Orientador CAMILA MENDES DOS PASSOS
Outros membros Juliana de Souza Lima Coutinho, PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Título Atividades educativas durante a assistência de enfermagem ao paciente hipertenso: relato de experiência.
Resumo Introdução:A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema de saúde pública, de maior prevalência entre os homens e com causas multifatoriais.É considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares,acarretando consequências graves à saúde,causando alterações metabólicas no organismo.O acompanhamento de pacientes portadores desse agravo se faz importante na redução das incapacidades e no aumento da qualidade de vida.A enfermagem tem papel fundamental nesse processo por meio da consulta de enfermagem (CE) e das atividades educativas que ela proporciona. A CE se torna uma oportunidade para a estimulação desses indivíduos na manutenção da independência e da autonomia, tornando-se protagonistas de seu processo saúde-doença. A extensão universitária utilizou a assistência de enfermagem enquanto estratégia de atividade de educação em saúde dentro do processo de trabalho, buscando a prevenção de complicações, a promoção da saúde, bem como o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Objetivo: Relatar a experiência de atividades educativas durante a assistência de enfermagem ao paciente hipertenso realizadas em um projeto de extensão. Principais ações: As atividades de assistência de enfermagem e educação em saúde aconteceram com usuários hipertensos cadastrados na unidade de saúde, no período de 2013 a 2015, onde as consultas foram previamente agendadas entre os envolvidos no projeto e a unidade de saúde. Em primeiro momento, foi realizada uma revisão teórica sobre os assuntos gerais relacionados à HAS, seguido por elaboração do material educativo.A maioria das ações educativas foi feita de forma individual, durante a consulta de enfermagem, após aplicação do instrumento de coleta de dados e realização do exame físico, sendo norteadas pela abordagem de ensino onde a troca de saberes científicos e populares está sempre baseado no diálogo.Durante a CE temas referentes à promoção de saúde, prevenção de agravos,adesão ao tratamento medicamentoso ou não, autocuidado, estilos de vida saudáveis e tratamento da HAS foram abordados.Resultados alcançados:A enfermagem teve um papel fundamental no processo de educação em saúde,atuando como agente motivador do indivíduo em questões relacionadas ao controle da HAS, envolvendo o usuário no processo terapêutico, objetivando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas.A informação aos hipertensos de fatores de risco entendidos como modificáveis, e a inclusão de alguns hábitos saudáveis, possibilitaram a esses sujeitos uma oportunidade de melhoria na qualidade de vida e uma consequente redução nos níveis pressóricos.Conclusão:Por fim,as atividades de educação em saúde realizadas durante a consulta de enfermagem permitem aos envolvidos maior vínculo com os usuários. As ações educativas tornam-se fortes aliadas na promoção da saúde, prevenção de agravos e controle da HAS neste cenário, mesmo que realizadas individualmente.
Palavras-chave Educação em saúde, Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica.
Forma de apresentação..... Painel
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