Resumo |
A jornada ampliada de educação vem tornando-se uma realidade das escolas públicas brasileiras. Em 2014, com a aprovação do Plano Nacional de Educação para o decênio 2014-2024, a jornada ampliada tornou-se meta nacional. Estudos empíricos nessa área crescem consideravelmente. Porém, faz-se necessário compreender também, como a jornada ampliada vem sendo desenvolvida dentro das escolas públicas brasileiras. Neste contexto, com apoio do CNPq, desenvolvemos esta pesquisa que objetivou analisar o processo de ampliação da jornada escolar em escolas públicas de Viçosa. Especificamente, pretendeu-se investigar como se deu essa ampliação, bem como, conhecer as legislações atuais que tratam da ampliação da jornada escolar no Brasil, em Minas Gerais e em Viçosa. Metodologicamente, realizamos análise documental de legislações, documentos e materiais escolares relacionados à ampliação da jornada escolar, além de observações, entrevistas e fotografias dos espaços utilizados. A análise dos dois últimos Planos Nacionais de Educação, do Plano Decenal de Educação de Minas Gerais, das Resoluções de 2012 e 2015 que tratam da ampliação da jornada escolar e dos dois últimos Planos Municipais de Educação de Viçosa-MG, mostrou que, em dez anos, houve mudanças entre os Planos, tanto no contexto nacional, quanto estadual e municipal. Mudaram-se as nomenclaturas para designar o tempo que o estudante permanece na escola, bem como as atividades que ele deve participar. E, em alguns casos, houve uma redução das expectativas de ampliação da oferta e também redução nos conteúdos a serem abordados pela escola. Em outro momento, fizemos um estudo do tipo estado da arte sobre as produções disponíveis acerca da ampliação da jornada escolar na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) na versão brasileira a partir de três descritores: “ampliação da jornada escolar”; “tempo integral” e “educação integral”. Pudemos perceber um número significativo de pesquisas desenvolvidas recentemente, sobretudo nos últimos cinco anos, sendo a quase totalidade destas, classificadas pelos próprios autores como pesquisas qualitativas. As pesquisas mais recorrentes são análises ou relatos de experiência. Percebemos acentuado destaque para autores e pesquisas na região Sudeste do Brasil e nenhum autor com vínculo ou desenvolvimento de pesquisas na região Norte do país. Estamos finalizando a análise dos dados coletados nas escolas participantes. Identificamos que, as escolas estaduais apresentam similitudes acerca da jornada ampliada. Comum entre todas, parece estar o desafio da infraestrutura. Já entre os professores, os dados revelam que a falta de formação específica, infraestrutura e participação da família parecem ser os maiores entraves. Diante disso, consideramos que a jornada ampliada tem suas peculiaridades em cada instituição analisada. Ademais, parece ser urgente uma reestruturação dessa política para que, avanços em relação à modalidade possam ocorrer. |