Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6616

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Weliton Mateus Pereira
Orientador KATIA DE LOURDES FRAGA
Título Vivendo a Agroecologia: uma radionovela alternativa
Resumo O uso da ficção para contar histórias é algo muito utilizado pelos meios de comunicação no Brasil. E o rádio foi um grande precursor desse estilo, principalmente com as radionovelas que iniciaram sua trajetória na década de 1940, se transformando num grande sucesso em audiência. “Vivendo a Agroecologia” é uma radionovela elaborada por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG).

A radionovela ganhou o prêmio Expocom Nacional 2015, na modalidade ficção em áudio e rádio - categoria Rádio, TV e Internet. Trata-se da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que fez parte do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2015), realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A trama, com cinco capítulos, conta a história de uma família de agricultores do interior de Minas Gerais que herdou o modo de produção da Revolução Verde, usando frequentemente agrotóxicos, defensores e maquinários agrícolas. Com o tempo, os membros dessa família vão aprender que praticar a agroecologia é um modo diferente de cuidar do meio ambiente e da saúde, ou seja, é outra forma de enxergar o mundo e trabalhar com a terra.

Além da agroecologia, a radionovela coloca em pauta a agricultura familiar. A importância da agricultura familiar para o Brasil é uma realidade, já que o Congresso Nacional sancionou em 2006 a Lei 11326/06, que reconhece a agricultura familiar como categoria de trabalho. Em 2009, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um censo feito em 2005/2006 comprovando que 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são oriundos da agricultura familiar.

Isso é de extrema relevância, pois uma das bases da agroecologia é a agricultura familiar que permite que a família fique no campo trabalhando, preservando o meio ambiente e gerando renda. Reconhecendo todas essas atividades e fatos nos âmbitos municipal, regional e nacional, foi percebida a necessidade de expandir a discussão sobre agroecologia, o que o rádio possibilitou de forma lúdica e atraente.

As gravações foram realizadas no laboratório de rádio do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFV. Os textos/roteiros foram lidos, ensaiados e interpretados pelo(a)s atores (atrizes) integrantes do grupo com antecedência para assegurar uma boa qualidade nos momentos de gravação.

A radionovela foi produzida pelos estudantes Weliton Mateus (aluno líder), Ronan Santos, Lilian Moura, Paula Pereira, Vitor Meirelles, Tiago Rates, Cleiton Campos, Larissa Cristina e Alerf Dornel, com a participação de Angélica Almeida, Leandro Vieira e Wanessa Marinho e orientação da professora Kátia Fraga. O trabalho contou com apoio do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata mineira (CTA-ZM).
Palavras-chave Radionovela, Agroecologia, Brasil.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.