Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6613

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão financeira, marketing e empreendedorismo
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Jenifer Soares
Orientador AFONSO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS DE CARVALHO LIMA
Outros membros Daiane Medeiros Roque
Título O Hiato Atitude Comportamento dos estudantes de uma população Universitária
Resumo A grave crise hídrica que o Brasil tem passando desde o ano de 2014 fez com que a disponibilidade dos recursos hídricos diminuíssem gradativamente, alterando de forma significativa as atitudes e os comportamentos das populações, que vem sofrendo com a falta de chuvas. Apesar da necessidade de um consumo consciente, nota-se uma falta de correspondência entre o discurso do consumidor e seus atos, pois muitas vezes os indivíduos apresentam uma pré-disposição (atitude) em agir, mas não as transformam em ação (comportamento). Essa divergência entre a atitude e o comportamento é denominada de Hiato atitude-comportamento. Diante dessa realidade, este artigo tem como intuito analisar a presença desse Hiato atitude-comportamento na população da Universidade Federal de Viçosa (UFV), priorizando os estudantes de graduação e pós graduação, já que eles são futuros formadores de opinião e irão conviver com os problemas da crise nas gerações futuras, além disso procurou desvendar os fatores que podem influenciar a ocorrência do hiato nessa população. Quanto a seus objetivos a pesquisa possui natureza quantitativa e descritiva. As análises quantitativas contaram com 518 indivíduos, sendo analisados pelo Software SPSS 20, foram realizados os seguintes procedimentos: análise descritiva, confiabilidade, normalidade, testes de hipóteses e medidas de associação. Essas análises permitiram revelar a presença do Hiato atitude-comportamento para o consumo de água na população investigada e que fatores como informação, leis e regulamentos, motivações ambientais, campanhas publicitárias, influências sociais e condições climáticas tem a capacidade de influenciar esse Hiato. As análises estatísticas também permitiram descobrir que o Hiato é mais intenso em pessoa mais jovens identificadas no trabalho pela Geração Y que são caracterizada pela alta consciência social e pela preocupação com questões ambientais, além de serem altamente influenciável pela percepção de amigos e círculo social sobre o comportamento. Espera-se que esta pesquisa sirva de base para outros estudos e para ações governamentais direcionadas à gestão e ao consumo consciente de água.
Palavras-chave Hiato, atitude- comportamento, água
Forma de apresentação..... Oral
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