Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6585

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Samira Bahia e Castro
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título O Planejamento do Ensino em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: um olhar para a produção do material didático
Resumo O crescimento da Educação a Distância (EaD) nos últimos anos tem gerado muitas discussões no Brasil, principalmente acerca de sua viabilidade. No entanto, é possível afirmar que essa modalidade de ensino já é realidade no país e se faz presente na política pública educacional, visando democratizar o acesso ao ensino superior. Logo, é de extrema importância investigar os diversos aspectos dessa modalidade educacional, para que possamos avançar nas práticas. Diante disso, esse trabalho teve por objetivo investigar como ocorreu o planejamento do ensino no curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de Viçosa – UFV, com foco no modo como o material didático foi produzido. Para tanto, foram realizadas visitas à Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV – CEAD/UFV, a fim de observar o processo de orientação e produção desses materiais. Também foram realizadas entrevistas com os técnicos, responsáveis por oferecer apoio ao docente durante a elaboração e produção do material didático, e com professores que atuaram no referido curso, a fim de sistematizar suas compreensões sobre o planejamento do ensino nessa modalidade, as dificuldades encontradas e suas necessidades formativas para atuarem no mesmo. Por fim, foram analisados alguns materiais didáticos produzidos, com o intuito de identificarmos os diferentes formatos utilizados pelos docentes. Os dados coletados foram “triangulados”, visando maior abrangência e compreensão do objeto de estudo. Os resultados apontaram que a maior parte dos professores do referido curso não possui formação prévia para trabalhar com EaD e não tem clareza de quais tipos de materiais didáticos poderiam ser produzidos e nem de como produzi-los. Verificamos também que o apoio pedagógico oferecido pela CEAD a esse professor não era suficiente para esclarecer suas dúvidas quanto ao planejamento e escolha dos materiais para a disciplina. Entretanto, notamos que o apoio técnico oferecido aos docentes, no momento de produção dos materiais, ocorreu de forma eficiente e satisfatória. Além disso, constatamos que o planejamento, tanto das disciplinas quanto do curso em si, não foi feito com a antecedência necessária. Diante disso, concluímos que, para um avanço no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFV é necessário que o planejamento do curso seja feito previamente, é preciso uma maior dedicação por parte do professor, para aprender a trabalhar com EaD, um maior investimento da UFV na formação desse docente e um apoio pedagógico eficiente a esse professor. Além disso, acreditamos que esse estudo se mostra importante, pois poderá oferecer subsídios aos gestores e ao corpo docente dessa licenciatura, contribuindo com a avaliação e o aprimoramento dessa proposta de formação de professores de matemática.
Palavras-chave Educação a Distância, Material Didático, Educação Matemática
Forma de apresentação..... Oral
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