Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6584

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sofia Seraphim
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título Um Estudo Sobre a Direção Coreográfica nas Criações em Dança de Salão da Milulus Cia de Dança
Resumo Este projeto de pesquisa tem a Dança de Salão como ponto de partida. Apesar de cursar uma das poucas graduações que apresenta essa expressão da Dança como disciplina nas matrizes curriculares, a pesquisadora observou a falta de trabalhos que abordem esta temática junto à composição para a cena. Nesse contexto é que se volta o olhar para a Mimulus Cia de Dança, pois a companhia tem como base técnica a Dança de Salão e parte dela para a criação de seus espetáculos. Com o intuito de analisar os efeitos da direção coreográfica nos trabalhos da companhia e verificar os elementos que formam a composição dos espetáculos, assim como os que se mantém presentes mesmo nas remontagens das obras é que a autora propõe o acompanhamento mensal à companhia situada em Belo Horizonte, MG. Desta forma, a pesquisa tem caráter historiográfico, em diálogo com o estudo de caso, já que necessita de um levantamento histórico sobre a Dança de Salão e as transformações que esta sofreu ao longo dos anos até alcançar a cena contemporânea. Nos encontros previstos para o período de maio de 2016 a junho de 2017 será possível acompanhar as remontagens de algumas obras de anos anteriores, já que no ano de 2016 não haverá a montagem de um novo trabalho. A autora propõe o acompanhamento destes ensaios e a adequação de todos os elementos que envolvem a cena, ou seja, cenografia, figurino, iluminação, maquiagem, trilha sonora, escolha de movimentos, adaptação de espaço, entre outros. Por meio de registros em vídeo e fotografias será possível registrar as remontagens, além de entrevistas com os bailarinos, o diretor e a equipe técnica para entender os procedimentos da composição. Somado a isso, os ensaios e aulas poderão ser observados de acordo com o processo da companhia no momento da visita. Não há confirmação de um novo espetáculo para 2017, mas o acompanhamento continuará, já que a direção coreográfica está presente em qualquer obra da companhia. Outro elemento para análise é a observação e apreciação das apresentações da Mimulus para a reflexão sobre os efeitos dos estudos e dos ensaios no modo como chegam ao palco. Sendo assim, a análise dos dados será qualitativa, pretendendo verificar se a direção coreográfica tem papel essencial na identidade da Mimulus Cia de Dança.
Palavras-chave Dança de Salão, Direção Coreográfica, Mimulus Cia de Dança
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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