Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6583

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Biologia e manejo de doenças e pragas de plantas
Setor Departamento de Entomologia
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Bianca da Silva Aranda Gallardo
Orientador EUGENIO EDUARDO DE OLIVEIRA
Outros membros Edmar de Souza Tuelher, Hígor de Souza Rodrigues, Nathaly Lara Castellanos
Título Comportamento alimentar de Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae) em resposta à dieta com inseticida Lambda-cialotrina associado a sal de cozinha (NaCl)
Resumo Comportamento alimentar de Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae) em resposta à dieta com inseticida Lambda-cialotrina associado a sal de cozinha (NaCl)

Inseticidas piretroides lambda-cialotrina são amplamente utilizados em lavouras de soja no Brasil para o controle do percevejo-marrom da soja, Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae). Esses insetos podem alimentar-se de uma dosagem subletal desses xenobióticos em diferentes substratos, podendo alterar seu comportamento alimentar. Sal de cozinha (NaCl) possui efeito sinérgico quando adicionado à calda inseticida, reduzindo a dosagem necessária para aplicação. Assim, esse estudo foi realizado com o objetivo de investigar o comportamento alimentar de E. heros na ausência e na presença do inseticida lambda-cialotrina, com adição ou não de sal à solução. Para realização dos ensaios, utilizou-se fêmeas adultas com até 24 h de idade, mantidas em jejum (sem alimento e água) por 24 h. Uma solução equivalente a 1% da dose de campo recomendada para soja (0,0075 g.L-1 de i.a.) foi utilizada. Os tratamentos foram: água destilada (T1); água destilada + 0,5% de NaCl (T2); lambda-cialotrina (T3) e lambda-cialotrina + 0,5% de NaCl (T4). O período de observação foi de 1 h e a duração de cada comportamento (caminhamento, parado, reconhecimento do alimento, alimentação e grooming) foi mensurada. Apenas os comportamentos de reconhecimento do alimento, entre T1 e T3 (F(3,101)= 3,249; P= 0,025), e grooming, T3 dos demais (F(3,101)= 3,374; P= 0,021), tiveram diferença significativa. Houve também diferença no tempo em que o inseto permanece com o estilete sobre a vagem; a proporção do tempo de reconhecimento diferiu entre ausência e presença do sal, 9,16 e 29,25%, respectivamente (F(3,101)= 3,664; P= 0,015). Nossos resultados mostraram que o comportamento alimentar de E. heros é ligeiramente alterado com o sal, que induz um incremento de reconhecimento do alimento com o estilete enquanto o efeito da lambda-cialotrina na alimentação está relacionado com o incremento de tempo do grooming.
Palavras-chave Euschistus heros, Lambda-cialotrina, Sal de cozinha (NaCl)
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.