Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6567

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia humana
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thayná Laura Aparecida Henrique
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Título A gincana escolar e a interdisciplinaridade num jogo de perguntas e respostas
Resumo Por meio de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oferece aos estudantes de licenciatura a oportunidade de participar das vivências e se inserir no ambiente escolar, através de atividades práticas e teóricas ministradas nas escolas em parceria com os professores. A Geografia tem a particularidade de possibilitar a interação com diversas áreas do conhecimento e permitir que a maneira como os educandos participam das aulas e também das atividades seja mais ativa, fazendo com que esses alunos passem a se questionar mais sobre os conteúdos expostos. O subprojeto Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade, desenvolvido por bolsistas do curso de Geografia da UFV, atua facilitando essa interação dentro da escola parceira, Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes. Essa, localiza-se em uma área periférica da cidade, no bairro Novo Silvestre em Viçosa – MG, cuja maioria dos estudantes mora nas imediações da escola, o que contribui para que as execuções de atividades procedam da melhor forma possível e que se tenha a obtenção dos melhores resultados. Um dos meios utilizados pelos bolsistas do PIBID foi o planejamento de uma Gincana interdisciplinar, que contou com uma semana de preparação e orientação dos participantes. A gincana escolar teve como intuito a interação das disciplinas e a arrecadação de dinheiro para a compra de material esportivo (Com a venda dos materiais recicláveis, coletados pelos alunos). Todos os alunos da escola foram divididos em seis equipes de cores diferentes, e essas equipes competiram entre si. Dentre as atividades escolhidas para a competição, estava a de perguntas e respostas, que abordava os conteúdos trabalhados em Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física e Ciências. Ao longo da realização da gincana, os alunos além de aprender sobre o trabalho em equipe também tiveram que relacionar os diversos conteúdos estudados em todo o processo escolar até o momento, para que pudessem responder as perguntas, que foram elaboradas por cada um de seus professores. Ao final da prova, além da diversão, o que também foi observado é como os alunos se questionavam a respeito das questões que lhes foram propostas e qual a relação existente entre as questões de um conteúdo e de outro. Um outro ponto observado, foi o engajamento e a interação dos professores, funcionários, pibidianos e alunos da escola o que tornou a preparação e a realização da gincana algo muito bem-sucedido. A experiência foi avaliada positivamente, devendo ser desenvolvida outras vezes na escola, por promover na prática a interdisciplinaridade, de uma forma diferente da que os alunos estão acostumados em sala de aula.
Palavras-chave Gincana, Interdisciplinar, Pibid.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.