Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6558

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Julia Bomtempo Martins Andrade
Orientador COSME DAMIAO CRUZ
Título Genética e Mídia – Nova estratégia para ensino e aprendizagem.
Resumo Ensinar e aprender genética possui muitas barreiras já que é uma disciplina que engloba diversos e complexos assuntos. Vários temas devem ser discutidos sua base por ser uma área que inclui diversas outras áreas da ciência, como a citologia, biologia molecular e a estatística, o que a torna, muitas vezes, complexa e de difícil explicação e compreensão. Diante disso, o aplicativo GBOL – Genética básica on line foi desenvolvido pelo Laboratório de Bioinformática da UFV, e tem como principal objetivo diminuir a distância entre professores e alunos da genética, facilitando assim tanto o ensino, quanto a compreensão. O aplicativo possui diversos recursos interativos, como vídeos, animações, problemas resolvidos e textos de todas as áreas que, juntas, constroem a genética. Como, no mundo atual, toda a informação evolui rapidamente e a genética caminha a passos rápidos é imprescindível a criação de novos módulos e a atualização dos já presentes no software. Com o projeto espera-se uma melhoria no ensino da genética, nos mais diversos níveis de formação acadêmica, o qual não tem sido tarefa fácil. Temos também, como objetivo, difundir o uso do software em nossa universidade, já que vemos, por meio de questionários aplicados aos alunos e alunas, que a utilização do GBOL ainda não é pratica comum em sala de aula e em estudos adicionais. É extremamente importante entender por que isso ocorre e reverter tal situação, já que se trata de um programa gratuito e de fácil acesso e utilização. Faz parte do projeto também a difusão da genética de forma mais lúdica com curiosidades e reportagens do meio divulgadas através de uma página em mídia social – Facebook. Essa ferramenta ajuda pessoas, alunos ou não, a perceberem o quão abrangente e interessante é a genética como área de estudo, captando a atenção até mesmo daqueles que, inicialmente, não gostavam ou viam a aplicação da matéria. E, por fim, mostrar que através de métodos alternativos todo o ensino pode ser mais dinâmico e facilitado.
Palavras-chave Genética, Ensino, Software
Forma de apresentação..... Oral
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