Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6555

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de História
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Andreas Grase
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Outros membros Alexandre Souza da Silva, Carolina Souto Giacomin, Jaíne do Rosário Borges Amaral, Leandro Teixeira Maximiano, Matheus Silva Carvalho, Renato Lopes Coelho, Wadson Ribas de Almeida, Yasmine Chicralla Alvarez
Título Rede de Articulação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata Mineira
Resumo A Rede de Articulação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata Mineira é um grupo que surgiu em 2008 para abrir espaços de trocas de experiências pedagógicas, de metodologias dos envolvidos nos cursinhos populares, análises e práticas de interdisciplinaridade e discussões sobre Educação Popular. Os cursos populares de Paula Cândido, Viçosa e Espera Feliz possuem desafios e perspectivas em comum, havendo portanto uma importância na interação entre eles, como a necessidade de se angariar melhor recursos e condições para a educação. Além da contribuição dos envolvidos nos cursinhos, procura-se que as comunidades envolvidas se manifestem junto aos educadores, como sujeitos históricos participativos. Isso ocorre ao mesmo que tempo que buscamos uma maior autonomia pedagógica, na construção de uma sociedade voltada a humanização e conscientização dos indivíduos. A partir desse contato extensionista, valoriza-se também a interação entre os conhecimentos universitários com os saberes e tradições culturais com as quais se está envolvido, inserindo os voluntários do projeto em espaços além da universidade. Para realizar esses objetivos, propôs-se desde grupos de estudos e seminários periódicos promovidos na universidade, até realização do segundo fórum dos cursinhos populares para ampliar e discutir o que foi desenvolvido e alcançando demais públicos. Pois, o homem deve ser sujeito de sua própria educação, não somente objeto dela, como afirma Paulo Freire (1996). Desse modo, o projeto angariou novos membros da universidade para os cursinhos populares, através dos espaços de discussão disponibilizados, possibilitando as trocas de saberes não só entre grupos acadêmicos e não acadêmicos, mas também levando a uma maior interação entre os voluntários e as comunidades, nas quais participaram na relação de ensino e aprendizado e de desenvolvimento social. Os grupos de estudos foram bem desenvolvidos, trazendo ainda discussões críticas em relação ao papel da educação popular em nosso cenário político com base na literatura Paulo Freiriana e outros textos de apoio. Assim, a ACP-ZM promove entre os cursinhos e a comunidade interessada, através de uma gestão compartilhada e interdisciplinar, o desenvolvimento de concepções práticas e metodologias de extensão universitária, através da educação popular.
Palavras-chave Educação Popular, Cursinhos Populares, Pedagogia Paulo Freiriana
Forma de apresentação..... Painel
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