Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6535

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Isabella Cristina Tolêdo Alves Costa
Orientador JOAO PAULO VIANA LEITE
Outros membros Danilo Mateus dos Santos, Graziela dos Santos Paulino, Higor Sette Pereira, Iorrana Vieira Salustiano, Isabela da Silva Paes, Isabella Oliveira Britto, Paula Silva Sudre, Renato Lima Senra
Título I Olimpíada Viçosense de Bioquímica: uma abordagem do ensino da Bioquímica no Ensino Médio
Resumo A I Olimpíada Viçosense de Bioquímica é um projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial de Bioquímica (PET-Bioquímica) que consiste em estimular estudantes de escolas públicas para o estudo e a pesquisa no campo da bioquímica. O público-alvo foram os alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas da rede pública do município de Viçosa. O objetivo principal da Olimpíada foi disseminar a Ciência Bioquímica no contexto dos alunos do Ensino Médio de Viçosa. Além disso, buscou-se também divulgar o curso de Bacharelado em Bioquímica nas escolas, estimular a prática docente entre os estudantes integrantes do PET Bioquímica, e apresentar aos professores de Biologia, Química e Física da rede estadual de ensino de Viçosa novas práticas pedagógicas no campo da Bioquímica e áreas afins. A primeira edição da competição foi realizada em duas etapas no segundo semestre do ano de 2015. A primeira etapa contou com uma prova de 20 questões objetivas que possuía conteúdo básico de Ensino Médio integrado ao conhecimento de Microbiologia, Biologia Celular, etc. Desta forma os alunos conseguiriam assimilar questões que fazem parte de sua ementa curricular. Já a segunda etapa contou com uma prova de 5 questões discursivas e 5 questões objetivas, com os mesmos conteúdos abordados na primeira etapa, porém levemente mais aprofundados. Foram também realizadas tutorias pelos petianos de Bioquímica aos estudantes selecionados para a segunda fase. Nesta tutoria, realizada no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem os laboratórios de pesquisas, conversar com os pesquisadores e participarem de aulas ministradas pelos petianos. Ao todo, 6 escolas estaduais participaram da Olimpíada. Na primeira fase, participaram 253 alunos, dos quais 38 foram aprovados para a segunda fase. Os três alunos com maior nota na segunda fase foram premiados em uma cerimonia ocorrida na UFV, com participação de professores, diretores e pais de alunos das escolas públicas. Após a realização da Olimpíada, observou-se que uma parte dos alunos participantes ingressou na Universidade Federal de Viçosa, alguns em áreas afins à da Bioquímica. Observou-se também uma boa aceitação das mesmas escolas participantes para a realização de uma segunda edição da Olimpíada Viçosense de Bioquímica. Os alunos do PET-Bioquímica também se beneficiaram da experiência, pois desenvolveram a habilidade da docência e tiveram uma atuação social que visa a melhoria do ensino nas escolas. Além disso, puderam ter mais contato com o Ensino Médio da cidade e vivenciar sua realidade. Pôde-se concluir que as expectativas foram atingidas, o que causou satisfação do PET-Bioquímica em dar prosseguimento ao projeto. Foi um trabalho que trouxe benefícios aos petianos e aos participantes, aproximando a universidade e as escolas públicas.

Agradecimento: MEC/SESu/Programa de Educação Tutorial
Palavras-chave Olimpíada, Educação, PET-Bioquímica
Forma de apresentação..... Painel
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