Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6531

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Atenas Cristini de Lacerda e Rodrigues
Orientador ANITA MARIA FERREIRA DA SILVA
Outros membros Murilo Carlos Torres
Título A influência da modalização da linguagem na construção de sentido dos sujeitos nas produções textuais de alunos do ensino médio.
Resumo O projeto proposto pela professora Anita Maria propõe uma análise dos textos escritos pelos jovens que fizeram o exame de seleção do COLUNI 2015, realizado em 2014, para ingressarem no respectivo colégio, com o objetivo de descobrir se há diferença, ou não, nos modalizadores utilizados pelos indivíduos de gêneros diferentes.
Considerando que, o falante, ao se comunicar, deixa sua marca no discurso, permitindo que se perceba seu posicionamento em relação ao que é falado, procuramos essas marcas e fizemos uma análise quantitativa das classes de modalizadores utilizados, num universo de 200 redações, sendo que 100 delas foram escritas por pessoas do sexo feminino e as outras 100 por pessoas do sexo masculino. As identidades dos autores dos textos foram preservadas, devido á questões éticas, sendo que apenas o sexo dos mesmos pudesse ser identificado. Também não houve critério para seleção das redações, procurando proporcionar uma maior diversidade no corpus analisado.
Com isso, descobriríamos como os diferentes gêneros se expressam na hora de produzir um texto, se além das diferenças biológicas e comportamentais, existe também distinções na forma como organizam o discurso e expõe, implícita ou explicitamente, suas opiniões.
O projeto contou com a participação da orientadora e dois bolsistas, sendo um homem e uma mulher, que analisaram as redações escritas pelo sexo oposto. Isso permitiu que usássemos os nossos próprios conhecimentos e técnicas de escrita textual como ponto de partida para analisar as redações que compunham o corpus, e assim identificar as diferenças mais perceptíveis.
Os textos analisados estão incluídos no gênero textual conhecido como autobiografia, que pode ser escrito tanto em prosa como em verso, e consiste na narração das experiências vividas pelo indivíduo, sendo que o próprio é responsável pela produção do texto. No nosso caso todas as redações estavam escritas em formato de prosa. Isso colaborou para a realização do trabalho, pois as marcas de subjetividade eram constantes e bem explícitas em todos os textos.
A orientadora indicou os textos: Breves considerações sobre índices de modalização e práticas de leitura (MACHADO, Ida Lúcia.); A modalização como estratégia argumentativa: uma análise realizada em projetos de pesquisa (ADELINO, Francisca Janete da Silva; CUELLO, Ruth Marcela Bown.) e o livro DA FALA PARA A ESCRITA: Atividades de retextualização (MARCUSCHI, Luiz Antônio.) para usarmos como apoio para realização do trabalho, encontrar os conceitos, as classificações e definições a respeito do tema Modalização.
Palavras-chave Modalização, Modalizadores, Produções textuais.
Forma de apresentação..... Painel
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