| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Lingüística e semiótica |
| Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
| Bolsa | CNPq |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | CNPq |
| Primeiro autor | Murilo Carlos Torres |
| Orientador | ANITA MARIA FERREIRA DA SILVA |
| Outros membros | Atenas Cristini de Lacerda e Rodrigues |
| Título | A Influência da modalização da linguagem na construção de sentido dos sujeitos nas produções textuais de alunos do ensino médio |
| Resumo | Sabendo que “A interação social por intermédio da língua caracteriza-se, fundamentalmente pela argumentatividade. E o homem, como ser dotado de razão e vontade, constantemente, avalia, julga, critica, isto é, constrói juízos de valor” (KOCH, 2011, p.17), esse projeto tem por proposta contribuir para a construção de conhecimentos sobre o uso dos modalizadores nas produções textuais de alunos do Ensino Médio. Para tanto, foram analisados textos de alunos egressos no Ensino Médio com a intenção de identificar e explicar como o uso da modalização da linguagem influencia a constituição de sentido dos sujeitos enunciativos. Dentro de um universo de análise tão amplo e repleto de questões, que é a modalização e a argumentatividade, foi realizado um recorte que permitisse o melhor estudo e compreensão de tais fenômenos. Procurou-se a partir disso, evidenciar marcas argumentativas que estivessem ligados aos Gêneros (masculino e feminino), a fim de identificar sinais que apontassem formas diferentes, ou não, de escrita entre homens e mulheres. Como corpus, foram utilizadas as redações do Exame de Seleção de 2015 do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa- COLUNI/UFV, que após serem separadas de acordo com o sexo do participante, foram analisadas e comparadas. Além de procurar identificar as marcas modalizadoras, procurou-se também classificá-las em categorias que possibilitassem uma compreensão mais global de seu uso e função. Trata-se de uma proposta inovadora, pois procura considerar a subjetividade da linguagem, fatores extralinguísticos, e as possibilidades de sentido do sujeitos presentes no ato de produção, sem tomar como aspecto principal, questões de ordem sintática. A partir da análise das materialidades produzidas pelos estudantes, foi possível identificar diversas marcas textuais que apontavam para a maturidade linguística dos mesmos, sua visão de mundo, intencionalidade e como ele se apropria da língua e faz uso da mesma, e como a situação de produção do texto, no caso um Exame de Seleção, influencia no processo. |
| Palavras-chave | Modalização, Modalizadores, Produção Textual |
| Forma de apresentação..... | Painel |