Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6524

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor AMANDA APARECIDA RIBEIRO LOUREIRO
Orientador MARCIA CRISTINA FONTES ALMEIDA
Título Investigando o Conhecimento de Inglês do Alunos Ingressantes no CaP-COLUNI
Resumo Ao ingressar no ensino médio, neste caso particular, no Colégio de Aplicação da UFV, CAp-COLUNI, o nível de heterogeneidade entre os alunos com relação ao aprendizado da língua inglesa, se faz bastante significativo. Isso se dá devido à base que esses alunos trazem consigo, tanto no que se refere ao estudo regular na escola, quanto ao contato extra com a língua como em cursos livres de idioma, por exemplo. Enquanto alguns desses alunos têm contato com a língua apenas na escola em um número reduzido de anos, e, portanto, algumas vezes de forma insuficiente, outros, além da escola, têm acesso à língua inglesa com maior intensidade, seja por mais tempo de estudo, seja através de contato com músicas, internet, filmes e séries, seja através de aulas em cursos livres de idioma. A partir dessa realidade, a presente pesquisa visa fazer uma sondagem em relação ao passado (background) educacional dos alunos que concluem a 2a série do ensino médio no CAp-COLUNI no ano de 2016 em referência ao conhecimento e ao estudo da língua inglesa. Para acessar esses dados primeiramente foi elaborado e aplicado um questionário aos alunos, possibilitando a identificação do background dos mesmos. O questionário permitiu que fosse verificado se eles vieram de escolas públicas ou privadas, o tempo de estudo que tiveram na escola e se, não obstante a escola, os estudantes tiveram aulas à parte em cursos livres de idioma. Outro objetivo do questionário foi o de explicitar qual a relação do aluno com a língua inglesa, seus obstáculos, facilidades e quais meios alternativos de contato com a língua que auxiliam no processo de aprendizagem da mesma seja através de músicas, filmes, séries ou outros. O questionário foi construído com questões abertas e fechadas e aplicado em sala de aula, sendo a autorização dos participantes requerida e a identificação dos alunos preservada, onde esses estavam cientes do uso de suas respostas para o referido trabalho. A partir da análise das respostas, foi possível constatar que, de maneira geral, no que se refere ao aprendizado da língua inglesa, tanto os alunos vindos de instituições públicas quanto os alunos vindos de instituições privadas, independente da participação ou não em cursos livres de idioma, apresentam realidades bem semelhantes umas das outras, de forma que suas dificuldades e habilidades em grande parte dos casos foram apuradas como iguais, além da forma com que avaliam seu conhecimento do inglês. Ambos os grupos de alunos relatam maiores bloqueios nos quesitos de compreensão gramatical, oral, fala e vocabulário, sendo o primeiro citado identificado como o maior problema entre os alunos. De frente a isso, aqueles que julgaram sua cognição como satisfatória são bem poucos quando comparado com o total de participantes e são aqueles que tiveram maior tempo de contato com a língua seja pelo tempo de estudo na escola regular, seja pelo tempo de contato extra, sendo, portanto, as diferenças entre eles ínfimas no cenário geral.
Palavras-chave ensino e aprendizagem de inglês, background linguístico, CAp-COLUNI
Forma de apresentação..... Painel
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