Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6508

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nayara Rodrigues Carvalho
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros ERIKA ANDRADE E SILVA, Mariana Véo Nery de Jesus
Título A vivência das puérperas frente à assistência de enfermagem recebida durante o ciclo gravídico puerperal.
Resumo O período gravídico-puerperal é uma fase importante na vida da mulher, no entanto esse momento gera expectativas, incertezas e dúvidas. Desta forma, esse momento deve ser visto como um período de constante aprendizado e cuidado, de modo a garantir uma gestação segura e humanizada. As ações desenvolvidas durante o pré-natal e o puerpério devem assegurar à mulher e a seus familiares os direitos previstos na Constituição. Assim, visando aprimorar a assistência obstétrica integral, tendo como base estrutural a humanização e os direitos reprodutivos, o Ministério da Saúde instituiu o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento. Desta forma, o profissional de enfermagem deve exerce um papel estratégico na intervenção educativa e no cuidado durante o pré-natal e o puerpério. O objetivo da pesquisa foi analisar a vivência das puérperas em relação à assistência de enfermagem recebida durante o ciclo gravídico puerperal no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Viçosa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no município de Viçosa/MG. Os sujeitos foram puérperas que fizeram acompanhamento nas UAPS, sendo excluídas as que se encontravam no 42º dia pós-parto. O estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética da UFV sob o parecer 63697/2014. Os dados foram coletados no domicílio, por meio de entrevista semiestruturada, no período de 7 novembro de 2014 a 13 maio de 2015, no qual o encerramento ocorreu pela saturação dos dados. A análise dos dados foi realizada pelo referencial metodológico de Bardin, no qual emergiram duas categorias: a prática de educação e saúde: a inserção do acadêmico de enfermagem na APS; e o papel do enfermeiro no ciclo gravídico puerperal. Através do estudo pode-se identificar que as atividades educativas desenvolvidas no período gravídico-puerperal foram passadas de maneira concisa e específica, proporcionando um cuidado fragmentado, descontínuo e pontual. Deste modo, o enfermeiro é visto como um membro passivo neste processo, desenvolvendo o seu papel com base em condutas rotineiras, pautado na resolutividade de atividades gerenciais, dando menos ênfase aos aspectos psicológicos, físicos e sociais da mulher. Percebeu-se que a importância atribuída aos acadêmicos proporcionou uma troca de conhecimento entre os usuários e os profissionais, criando um relacionamento sólido pautado na confiança, no respeito e na cumplicidade, beneficiando ambas as partes. Conclui-se que a atenção ao pré-natal de baixo risco no município de Viçosa/MG, precisa ser aprimorada sendo que as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros são consideradas secundárias, pautada em procedimentos administrativos e de cuidados básicos. Além disso, reforça a importância dos acadêmicos no campo de prática como futuro profissional. Portanto, é necessário repensar as práticas desenvolvidas neste período, tal como, capacitar estes profissionais.
Palavras-chave Pré-Natal, Atenção Primária à Saúde, Assistência de Enfermagem.
Forma de apresentação..... Oral
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