Resumo |
O período gravídico-puerperal é uma fase importante na vida da mulher, no entanto esse momento gera expectativas, incertezas e dúvidas. Desta forma, esse momento deve ser visto como um período de constante aprendizado e cuidado, de modo a garantir uma gestação segura e humanizada. As ações desenvolvidas durante o pré-natal e o puerpério devem assegurar à mulher e a seus familiares os direitos previstos na Constituição. Assim, visando aprimorar a assistência obstétrica integral, tendo como base estrutural a humanização e os direitos reprodutivos, o Ministério da Saúde instituiu o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento. Desta forma, o profissional de enfermagem deve exerce um papel estratégico na intervenção educativa e no cuidado durante o pré-natal e o puerpério. O objetivo da pesquisa foi analisar a vivência das puérperas em relação à assistência de enfermagem recebida durante o ciclo gravídico puerperal no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Viçosa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no município de Viçosa/MG. Os sujeitos foram puérperas que fizeram acompanhamento nas UAPS, sendo excluídas as que se encontravam no 42º dia pós-parto. O estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética da UFV sob o parecer 63697/2014. Os dados foram coletados no domicílio, por meio de entrevista semiestruturada, no período de 7 novembro de 2014 a 13 maio de 2015, no qual o encerramento ocorreu pela saturação dos dados. A análise dos dados foi realizada pelo referencial metodológico de Bardin, no qual emergiram duas categorias: a prática de educação e saúde: a inserção do acadêmico de enfermagem na APS; e o papel do enfermeiro no ciclo gravídico puerperal. Através do estudo pode-se identificar que as atividades educativas desenvolvidas no período gravídico-puerperal foram passadas de maneira concisa e específica, proporcionando um cuidado fragmentado, descontínuo e pontual. Deste modo, o enfermeiro é visto como um membro passivo neste processo, desenvolvendo o seu papel com base em condutas rotineiras, pautado na resolutividade de atividades gerenciais, dando menos ênfase aos aspectos psicológicos, físicos e sociais da mulher. Percebeu-se que a importância atribuída aos acadêmicos proporcionou uma troca de conhecimento entre os usuários e os profissionais, criando um relacionamento sólido pautado na confiança, no respeito e na cumplicidade, beneficiando ambas as partes. Conclui-se que a atenção ao pré-natal de baixo risco no município de Viçosa/MG, precisa ser aprimorada sendo que as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros são consideradas secundárias, pautada em procedimentos administrativos e de cuidados básicos. Além disso, reforça a importância dos acadêmicos no campo de prática como futuro profissional. Portanto, é necessário repensar as práticas desenvolvidas neste período, tal como, capacitar estes profissionais. |